São Benedito
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
São Benedito
1.1 Título da Obra
São Benedito
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
2.1 Data de Execução / Inauguração
2005
4.1 Endereço
Rua Barão do Rio Branco
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
São Mateus
4.5 Espaço de Implementação
Praça São Benedito
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
18.7146772
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
39.853478
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
Inscrição:
"São Benedito que é tão simples como nós, sabe quem somos, vai ouvir a nossa voz"
Homenagem da Comunidade ao Santo do Povo Mateense
Prefeitura de São Mateus
São Mateus, 27 de dezembro de 2005."
6.3 Dados Históricos
Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. O seu pai, Cristóforo, herdou o nome do seu patrão, e tinha se casado com sua mãe, Diana Lancari. O casamento foi um sacramento cristão, pois eram católicos fervorosos. Considerados pela família à qual pertenciam, quando o primogênito Benedito nasceu foram alforriados junto com a criança, que recebeu o sobrenome dos Manasseri, seus padrinhos de batismo.
Cresceu pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha e, desde pequeno, demonstrava tanto apego a Deus e à religião que os amigos, brincando, profetizavam: “Nosso santo mouro”. Aos vinte e um anos de idade, ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, fundada por Jerônimo Lanza sob a Regra franciscana, em Palermo, capital da Sicília. E tornou-se um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade, pela obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência.
Na Irmandade, exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento. Mas quando o fundador faleceu, em 1562, o papa Paulo IV extinguiu a Irmandade, ordenando que todos os integrantes se juntassem à verdadeira Ordem de São Francisco de Assis, pois não queria os eremitas pulverizados em irmandades sob o mesmo nome.
Todos obedeceram, até Benedito, que sem pestanejar escolheu o Convento de Santa Maria de Jesus, também em Palermo, onde viveu o restante de sua vida. Ali exerceu, igualmente, as funções mais humildes, como faxineiro e depois cozinheiro, ganhando fama de santidade pelos milagres que se sucediam por intercessão de suas orações. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo
11.2 Eletrônica
(1) https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/sao-benedito/#gsc.tab=0