Bateia – Ed. Greenwich
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Anexos
Miniatura
Título
Bateia - Ed. Greenwich
Descrição
Escultura em aço corten. Está ligada ao passado do artista, às memórias de infância do pai que foi garimpeiro por um tempo.
1.1 Título da Obra
Bateia - Ed. Greenwich
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
3.1 Autoria
Jose Carlos Vilar
3.5 Mini-biografia
Natural do Espírito Santo, o artista José Carlos Vilar nasceu em Aribiri, Vila Velha, onde morou boa parte de sua vida. Interessou-se inicialmente pela escultura através do convívio com um artista popular de nome “professor Crepas”, que atuava nas obras pavonianas no bairro de Santo Antônio. Dado o interesse pela arte, graduou-se em Artes Plásticas em 1974, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Já formado, ingressou na carreira didática e tornou-se professor da Universidade no ano de 1976, onde permaneceu até 2012.
Ao longo de toda sua vida artística, realizou diversas exposições individuais e coletivas, participou de cursos e seminários, coordenou semanas de arte, restaurou obras artísticas e executou diversas esculturas (seja por encomenda, ou não). Nos últimos anos, concentrou sua produção artística em obras monumentais destinadas aos espaços públicos. Hoje é um dos principais artistas capixabas na produção deste tipo de obra. Vilar segue um estilo próprio onde, prefere não se autointitular a nenhum estilo pré-definido. Suas obras, inclusive, não são nomeadas para que o expectador possa fazer sua própria interpretação delas. (1)
4.1 Endereço
Rua Desembargador Homero Mafra
4.2 Bairro
Enseada do Suá
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Pátio do Edifício Greenwich
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3139617
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.292787
5.1 Material
Aço
5.2 Técnica
Solda elétrica com eletrodo revestido
5.6 Assinatura
Não identificada
5.7 Placa/Inscrições
Não
6.3 Dados Históricos
Escultura em aço construída a partir de referencias imaginativas de sua infância, quando visitava as margens do Rio Jucu. Suas esculturas se resumem em estudos plástico formais realizados impecavelmente em aço, onde é possível reconhecer formas que aludem às Bateias de garimpo de ouro. Seria como se, sua divagação imaginativa sobrevoasse sua própria memoria, desdobrando-se em esculturas minimalistas, cheias de sentidos da nossa própria realidade cultural. (2)
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Agosto 23
11.1 Bibliográfica
(1) CEDOC/LEENA/UFES