Dr. Affonso Schwab
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Dr. Affonso Schwab
Descrição
Busto em homenagem ao Dr. Affonso Schwab.
1.1 Título da Obra
Dr. Affonso Schwab
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Busto
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1968
3.1 Autoria
Mauricio Salgueiro
3.5 Mini-biografia
Nasceu em 1930 em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Sua família se mudou para a cidade do Rio de Janeiro em 1936. Na juventude cursou o Conservatório Nacional de Música (dois anos), estudou violão com Patrício Teixeira e piano com Celina Roxo. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes onde se formou em 1954.
Cumprindo o prêmio de viagem que lhe foi conferido pelo Salão Nacional de Belas Artes em 1960, permaneceu dois anos na Europa, aperfeiçoando seus estudos de escultura em metal na Brombley Art School de Londres, 1961, e na Academie Du Feu de Paris, 1962. Foi professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Espírito Santo a partir de 1957, da Escola Nacional do Rio de Janeiro a partir de 1958, e do Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal de Niterói.
Frequentou o Curso de Museologia do Museu Histórico Nacional nos anos 1952 e 1953. Em 1957, a convite do Secretário de Educação e Cultura do Estado do Espírito Santo, mudou-se para Vitória para organizar e estruturar a Escola de Belas Artes da Universidade Estadual do Espírito Santo, que se preparava para a federalização. Lecionou as disciplinas de Modelo Vivo, Desenho Artístico, Composição Decorativa, Anatomia e Fisiologia Artística.
Interessou-se pela arte capixaba – Atlas Cultural Brasil, MEC, Conselho Federal de Cultura – levou a ceramista popular Mãe Ana para uma exposição de seus trabalhos em uma galeria do Rio de Janeiro, promoveu com o apoio do Diretório Acadêmico da Escola de Belas Artes a projeção de um filme do capixaba Jece Valadão com um debate no final. (1)
4.1 Endereço
Praça Irmã Josepha Hosannah
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitória
4.5 Espaço de Implementação
Praça Irmã Josepha Hosannah
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3186054
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.3380241
5.1 Material
Busto executado em bronze, assentado sobre pedestal de concreto revestido em granito cinza andorinha, parte polido e parte serrado bruto.
5.2 Técnica
Fundição
5.3 Dimensões
O busto possui 67cm de altura e está assentado sobre um pedestal com 1,40 m de altura.
5.5 Escala
Média (até escala humana)
5.6 Assinatura
Sim
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se: “Homenagem da associação médica e do povo do espírito santo”.
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Afonso Schwab nasceu em Cariacica, no dia 11 de maio de 1901. Formado em medicina, Afonso Schwab foi um dos mais conhecidos e respeitados neurologistas com atuação no Espírito Santo, residindo na rua Coronel Monjardim e com consultório estabelecido na rua 1° de Março, ambas localizadas no Centro Histórico de Vitória. O conceito e o respeito que ele tinha na sociedade levou a Assembleia Legislativa a criar uma comenda com o seu nome para homenagear os profissionais da área médica com atuação de destaque no Espírito Santo.
Como médico de notória fama, não só na Capital como em todo o Estado do Espírito Santo, lançou-se candidato ao governo do estado em 1950, pelo PTB, sendo derrotado nas urnas por Jones dos Santos Neves, que governou o estado de 1951 a 1955.
Dentre as homenagens que recebeu, seu nome batiza a Escola de Primeiro e Segundo Grau de Jardim América e a avenida principal do bairro Nova Rosa da Penha - ambas localizadas no município onde o médico nasceu, Cariacica. A rodovia que liga a sede do Município de Santa Leopoldina a Santa Maria de Jetibá também recebeu o seu nome (conf. Lei N° 10.975/55 e atualizada em jan/2019). É pai de Maria do Carmo Schwab, primeira arquiteta capixaba e importante representante do movimento modernista no Espírito Santo. (2)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Agosto 23
11.1 Bibliográfica
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.