Identificação
Título

Papa Pio XII

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

Vulto pleno

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1964

Autoria/Execução
Autoria

Carlo Crepaz

Mini-biografia

O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra:

Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália.

Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana.

Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)

Localização
Endereço

Praça Pio XII

Bairro

Centro

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Praça Pio XII

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3213941,-40.3346125,3a,75y,348.22h,87.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5OuW5mQ_OjoprNeKQEOEzQ!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3213941
Longitude: 40.3346125

Descrição física
Material

Concreto revestido com argamassa de cimento branco assentada sobre pedestal de placas de granito preto polido.

Dimensões

3 m altura

Assinatura

Sim

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se Placas originais do pedestal desaparecidas / Placa atual - PAPA PIO XII * 1876 + 1958 Pontificado 1939 a 1958 – Carlo Crepaz – Escultor - * 1911 + 1992 / Inauguração Dezembro 1964 – Solon Borges Marques – Prefeito de Vitória – Jair de Andrade – Vice-prefeito de Vitória / Restauração Maio de 2008 – João Carlos Coser – Prefeito de Vitória – Sebastião José Balarini – Vice-prefeito de Vitória – Maria Helena Costa Signorelli – Secretária de Cultura
Descrição da obra
Temática

Religiosidade

Descrição Formal

Monumento em homenagem ao Papa Pio XII. Estátua executada em concreto revestido com argamassa de cimento branco assentada sobre pedestal de placas de granito preto polido.
A estátua possui três metros de altura. O acabamento das vestes em delicado rendilhado, contrasta com a base em que se assenta, toda em granito negro. Tem os braços abertos e os lábios entreabertos, em uma atitude de pregação.
O monumento conta com a inscrição "PAPA PIO XII * 1876 + 1958 Pontificado 1939 a 1958'Vem uma placa de bronze, localizada na parte frontal do pedestal. Além dessa placa, o monumento possui, nas laterais de sua base, dois símbolos em relevo de argamassa pintada de branco: o do lado direito representa o brasão do papa e o do lado esquerdo a mitra papal.

Dados Histórico

Sobre o homenageado:

Eugênio Maria Giovanni Pacelli nasceu em Roma, no dia 2 de março de 1876. Com o falecimento do Papa Pio XI, Pacelli foi escolhido seu sucessor, ou seja, seria o 260° pontífice a assumir o mais alto cargo da Igreja Católica no mundo.

Adotou o nome Pio XII e assumiu a liderança da Igreja em um momento crítico para a humanidade, pois no mesmo ano foi declarada a Segunda Guerra Mundial (1939). Terminou o pontificado com a sua morte, em 09 de outubro de 1958.

Ele Já havia tentado, em vão, evitar a entrada da Itália na Primeira Guerra (1914-1918), quando foi representante do vaticano naquele conflito.

Durante a Segunda Guerra, posicionou-se contra o regime nazista, mas não com enfrentamento público. Preferiu atuar nos bastidores, e desse modo, foi mal interpretado por muitos.

Uma ação sistemática de ataques e calúnias ao longo de décadas caracterizaram o papa Pio XII como cúmplice da perseguição nazista. Recentemente, no entanto, a névoa do preconceito, que há muito tempo tenta encobrir a imagem do papa Pacelli, está começando a se dissipar, graças à pesquisa de historiadores que, embasados por fontes primárias, tem feito importantes descobertas, tanto nos arquivos do Vaticano como nos documentos do antigo Reich. Contra fatos não há argumentos: segundo os últimos estudos e levantamentos, quando os nazistas invadiram Roma, o Papa Pio XII abriu a Santa Sé para os refugiados e concedeu cidadania a quase 1.500.000 pessoas. (2)

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Agosto 23

Referências
Bibliográfica

(1) CEDOC/LEENA/UFES
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.

Título – titulo-79 – Papa Pio XII
Descrição – descricao-79 – Escultura do Papa Pio XII (1876/1958).
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Papa Pio XII
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Vulto pleno
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1964
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Carlo Crepaz
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra: Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália. Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana. Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Praça Pio XII
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Praça Pio XII
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3213941,-40.3346125,3a,75y,348.22h,87.46t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5OuW5mQ_OjoprNeKQEOEzQ!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3213941
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.3346125
5.1 Material – 5-1-material – Concreto revestido com argamassa de cimento branco assentada sobre pedestal de placas de granito preto polido.
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 3 m altura
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Grande (acima da escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se Placas originais do pedestal desaparecidas / Placa atual - PAPA PIO XII * 1876 + 1958 Pontificado 1939 a 1958 – Carlo Crepaz – Escultor - * 1911 + 1992 / Inauguração Dezembro 1964 – Solon Borges Marques – Prefeito de Vitória – Jair de Andrade – Vice-prefeito de Vitória / Restauração Maio de 2008 – João Carlos Coser – Prefeito de Vitória – Sebastião José Balarini – Vice-prefeito de Vitória – Maria Helena Costa Signorelli – Secretária de Cultura
6.1 Temática – 6-1-tematica – Religiosidade
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – Monumento em homenagem ao Papa Pio XII. Estátua executada em concreto revestido com argamassa de cimento branco assentada sobre pedestal de placas de granito preto polido. A estátua possui três metros de altura. O acabamento das vestes em delicado rendilhado, contrasta com a base em que se assenta, toda em granito negro. Tem os braços abertos e os lábios entreabertos, em uma atitude de pregação. O monumento conta com a inscrição "PAPA PIO XII * 1876 + 1958 Pontificado 1939 a 1958'Vem uma placa de bronze, localizada na parte frontal do pedestal. Além dessa placa, o monumento possui, nas laterais de sua base, dois símbolos em relevo de argamassa pintada de branco: o do lado direito representa o brasão do papa e o do lado esquerdo a mitra papal.
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – Sobre o homenageado: Eugênio Maria Giovanni Pacelli nasceu em Roma, no dia 2 de março de 1876. Com o falecimento do Papa Pio XI, Pacelli foi escolhido seu sucessor, ou seja, seria o 260° pontífice a assumir o mais alto cargo da Igreja Católica no mundo. Adotou o nome Pio XII e assumiu a liderança da Igreja em um momento crítico para a humanidade, pois no mesmo ano foi declarada a Segunda Guerra Mundial (1939). Terminou o pontificado com a sua morte, em 09 de outubro de 1958. Ele Já havia tentado, em vão, evitar a entrada da Itália na Primeira Guerra (1914-1918), quando foi representante do vaticano naquele conflito. Durante a Segunda Guerra, posicionou-se contra o regime nazista, mas não com enfrentamento público. Preferiu atuar nos bastidores, e desse modo, foi mal interpretado por muitos. Uma ação sistemática de ataques e calúnias ao longo de décadas caracterizaram o papa Pio XII como cúmplice da perseguição nazista. Recentemente, no entanto, a névoa do preconceito, que há muito tempo tenta encobrir a imagem do papa Pacelli, está começando a se dissipar, graças à pesquisa de historiadores que, embasados por fontes primárias, tem feito importantes descobertas, tanto nos arquivos do Vaticano como nos documentos do antigo Reich. Contra fatos não há argumentos: segundo os últimos estudos e levantamentos, quando os nazistas invadiram Roma, o Papa Pio XII abriu a Santa Sé para os refugiados e concedeu cidadania a quase 1.500.000 pessoas. (2)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Agosto 23
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) CEDOC/LEENA/UFES (2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
12 de novembro de 2022 por   

Anexos

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