Identificação
Título

Concha Acústica

Categoria

Mobiliário Urbano

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1953

Autoria/Execução
Autoria

Francisco Bolonha

Mini-biografia

Bolonha nasceu em Belém do Pará no dia 3 de junho de 1923 e optou muito cedo pela arquitetura. Em função disto, seu pai, Benjamin de Paiva Bolonha, o enviou para o Rio de Janeiro para cursar o ginásio, já com o intuito de prepará-lo melhor para o ingresso na Escola Nacional de Belas Artes. Durante a semana passava os dias no Colégio Anglo-Brasileiro, no Vidigal, em regime de internato. Todos os dias, às sete horas da manhã, descia o morro a pé até a praia em companhia de outros alunos para um inesquecível banho de mar. O medo das pedras e da proximidade das ondas se misturava com o deslumbramento da vista e da natureza ainda intocada, de águas claras e limpas, em nada parecida com aquela que mais tarde viria testemunhar. O contato com a beleza natural carioca marcou seu primeiro ano no Rio, “naquela época, uma cidade deslumbrante”.

Francisco Bolonha entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no ano de 1940. Apesar de o ensino acadêmico ter predominado na ENBA, alguns alunos foram fortemente influenciados pela nova arquitetura. Ainda como estudante, Bolonha acompanhou a construção do edifício da Associação Brasileira de Imprensa e a elaboração do projeto para o Ministério da Educação e Saúde. Dentre os contemporâneos de que se recorda, menciona Alfredo Ceschiatti, José Pedrosa e Franz Weissmann, além de Giuseppina Pirro (em sua opinião, a melhor aluna), Lygia Fernandes e Israel de Barros Correia. Com os três últimos, formou a equipe que tirou o terceiro lugar no concurso público para a Sede do Jóquei Clube no Rio de Janeiro em 1947. (1)

Localização
Endereço

Parque Moscoso

Bairro

Centro

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Parque

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3193143,-40.3419622,3a,90y,220.97h,106.96t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipMGbnIHK8J2JlzJ611mCdtslJKhIaY6BJSkpf7X!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipMGbnIHK8J2JlzJ611mCdtslJKhIaY6BJSkpf7X%3Dw203-h100-k-no-pi-0-ya216.44806-ro-0-fo100!7i7407!8i2160?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3193143
Longitude: 40.3419622

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo

Título – titulo-79 – Concha Acústica
Descrição – descricao-79 –
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Concha Acústica
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Mobiliário Urbano
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1953
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Francisco Bolonha
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Bolonha nasceu em Belém do Pará no dia 3 de junho de 1923 e optou muito cedo pela arquitetura. Em função disto, seu pai, Benjamin de Paiva Bolonha, o enviou para o Rio de Janeiro para cursar o ginásio, já com o intuito de prepará-lo melhor para o ingresso na Escola Nacional de Belas Artes. Durante a semana passava os dias no Colégio Anglo-Brasileiro, no Vidigal, em regime de internato. Todos os dias, às sete horas da manhã, descia o morro a pé até a praia em companhia de outros alunos para um inesquecível banho de mar. O medo das pedras e da proximidade das ondas se misturava com o deslumbramento da vista e da natureza ainda intocada, de águas claras e limpas, em nada parecida com aquela que mais tarde viria testemunhar. O contato com a beleza natural carioca marcou seu primeiro ano no Rio, “naquela época, uma cidade deslumbrante”. Francisco Bolonha entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no ano de 1940. Apesar de o ensino acadêmico ter predominado na ENBA, alguns alunos foram fortemente influenciados pela nova arquitetura. Ainda como estudante, Bolonha acompanhou a construção do edifício da Associação Brasileira de Imprensa e a elaboração do projeto para o Ministério da Educação e Saúde. Dentre os contemporâneos de que se recorda, menciona Alfredo Ceschiatti, José Pedrosa e Franz Weissmann, além de Giuseppina Pirro (em sua opinião, a melhor aluna), Lygia Fernandes e Israel de Barros Correia. Com os três últimos, formou a equipe que tirou o terceiro lugar no concurso público para a Sede do Jóquei Clube no Rio de Janeiro em 1947. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Parque Moscoso
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Parque
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3193143,-40.3419622,3a,90y,220.97h,106.96t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipMGbnIHK8J2JlzJ611mCdtslJKhIaY6BJSkpf7X!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipMGbnIHK8J2JlzJ611mCdtslJKhIaY6BJSkpf7X%3Dw203-h100-k-no-pi-0-ya216.44806-ro-0-fo100!7i7407!8i2160?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3193143
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.3419622
5.1 Material – 5-1-material –
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes –
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro –
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica – (1) https://vitruvius.com.br/index.php/revistas/read/arquitextos/07.080/276
12 de dezembro de 2022 por   

Anexos

antes
depois