Identificação
Título

Palafitas da Ilha do Príncipe - Painel de azulejos do antigo Rural Bank

Categoria

Muralismo

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1976

Autoria/Execução
Autoria

Marian Rabello

Mini-biografia

Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura, contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural.

Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar Lanches Vitoria hoje demolido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fábrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirito Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte. (1)

Localização
Endereço

Avenida Jerônimo Monteiro, nº 240, Edifício Rural Bank, sala 606

Bairro

Centro

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Edf. Rural Bank, sala 606

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3212015,-40.3372169,3a,75y,127.51h,99.47t/data=!3m6!1e1!3m4!1sOcNvlvW016uNxfU-3Egjhg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3212015
Longitude: 40.3372169

Descrição física
Material

Azulejos

Técnica

Pintura sobre azulejo

Dimensões

2,40 x 1,20 m

Assinatura

Sim

Regime de Propriedade
Propriedade

Privada

Estado de Conservação
Estado de Conservação

Bom

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo

Referências
Bibliográfica

(1) Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.

Título – titulo-79 – Palafitas da Ilha do Príncipe - Painel de azulejos do antigo Rural Bank
Descrição – descricao-79 – Painel de azulejos do antigo Rural Bank
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Palafitas da Ilha do Príncipe - Painel de azulejos do antigo Rural Bank
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Muralismo
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1976
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Marian Rabello
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura, contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural. Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar Lanches Vitoria hoje demolido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fábrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirito Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Avenida Jerônimo Monteiro, nº 240, Edifício Rural Bank, sala 606
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Edf. Rural Bank, sala 606
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3212015,-40.3372169,3a,75y,127.51h,99.47t/data=!3m6!1e1!3m4!1sOcNvlvW016uNxfU-3Egjhg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3212015
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.3372169
5.1 Material – 5-1-material – Azulejos
5.2 Técnica – 5-2-tecnica – Pintura sobre azulejo
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 2,40 x 1,20 m
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes –
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Privada
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao – Bom
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro –
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
  • Palafitas da Ilha do Príncipe – Painel de azulejos do antigo Rural Bank

  • Voltar
18 de janeiro de 2023 por   

Anexos

antes
depois