Augusto Ruschi
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Augusto Ruschi
Descrição
Busto de Augusto Ruschi (Santa Teresa, em 13 de dezembro de 1915 - 03 de junho de 1986)
1.1 Título da Obra
Augusto Ruschi
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Busto
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
2005
4.1 Endereço
Praça Augusto Ruschi
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Santa Teresa
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
19.934673
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.6009553
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se: "Homenagem
Augusto Ruschi
*12-12-1915
+03--06-1986
Administração 2005/2008
Gilson A. Sales Amaro
Prefeito Municipal
Adilson L.Baratella
Vice Prefeito
Santa Teresa 12-12-2005"
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Augusto Ruschi nasceu em Santa Teresa, em 13 de dezembro de 1915, uma pequena cidade de colonização italiana nas montanhas do Espírito Santo. Foi o oitavo entre os doze filhos do casal de imigrantes Giuseppe Ruschi e Maria Roatti. Seu pai era agrônomo, trabalhava na topografia e construção; veio para o Brasil em missão do Governo Italiano para auxiliar no desenvolvimento das colônias italianas.
Sua família tem mais de 2 mil anos de tradição no trabalho com ciência e plantas, cultivando-as e estudando-as, sendo inclusive o nome da família originário da espécie Ruscus aculeatus ou azevinho do campo. Vários ancestrais como Giovani Ruschi e Pietro Ruschi foram cientistas na Itália renascentista, fazendo parte do grupo de Michelangelo e Galileo Galilei.
Augusto Ruschi, ainda menino, apresentava uma curiosidade inata pelas flores que seu pai cultivava como hobby na “Chácara Anita”. Começou seus estudos em Santa Teresa, no colégio Ítalo Brasileiro, onde diversas vezes foi chamada a atenção nas aulas, pois se detinha em brincadeiras com insetos que levava em vidrinhos e caixas de fósforos.
Com dez anos passou a residir na cidade de Vitória, para estudar no colégio estadual. Sua professora de Ciências e História Natural foi a pesquisadora e historiadora capixaba Maria Estela de Novaes. Percebendo sua paixão pela vida dos insetos, bichos e plantas, foi a grande incentivadora do jovem Ruschi em sua iniciação ao mundo das Ciências. A grande sensibilidade da mestra, aliada à sua lucidez e firme temperamento, foram os ingredientes básicos deste processo de iniciação científica que auxiliaram o jovem Gutti, como era chamado pelos íntimos. Gutti vivia pelas matas observando, desenhando e colecionando plantas, flores e animais, passando por até diversos dias em retornar. Por isso, muitas vezes foi dado como morto ou louco. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo e Rubens Teixeira