Cristo Redentor
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Cristo Redentor
1.1 Título da Obra
Cristo Redentor
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1982
3.1 Autoria
Antônio Francisco Moreira
3.5 Mini-biografia
Informações históricas sobre escultor: Ele não acreditava em Deus ou em anjos e demônios, mas suas mãos produziram cinco grandes monumentos ao Cristo Redentor, símbolo da fé cristã, sendo três no Espírito Santo e dois em outros estados, além de imagens de santos.
As obras criadas pelo mestre Antônio Francisco Moreira, que morreu há 30 anos, se transformaram em pontos turísticos das cidades onde estão edificadas, atraindo fiéis à procura de um local para oração e meditação.
Ele construiu no Espírito Santo as imagens do Cristo Redentor em Guaçuí, cidade onde nasceu, em Mimoso do Sul e em Colatina, onde está a maior de todas, com 35,5 metros de altura. No Rio de Janeiro, ele fez o Cristo de Itaperuna e em Minas Gerais o de Rio Novo. Juntos, os cinco Cristos do mestre Antônio Moreira, conhecido como o gênio operário, pesam 500 toneladas. Mas há outras obras dele no País, como a Nossa Senhora de Monte Serrat, em Salto, São Paulo, reconhecida como a segunda maior imagem do Brasil, atrás somente da do Cristo Redentor, no Rio.
Ele fez ainda a imagem de São Miguel Arcanjo, que fica no topo da Igreja Matriz de Guaçuí, além de outras esculturas menores. O artista também fazia quadros. O que mais chama a atenção era que Antônio era semi-analfabeto. Desde cedo começou a trabalhar e, por isso, não foi à escola. Aprendeu a ler e a escrever com a mãe, que tinha o primário. “Seu trabalho atraiu a atenção até de um engenheiro da Argentina, que veio a Guaçuí só para conhecê-lo e ficou espantado com sua técnica”, comentou a artista plástica e biógrafa de Antônio Moreira, Aline Paula.
Apesar do valor inestimável de suas obras, mestre Antônio foi pobre. Suas maravilhas não o ajudaram a mudar de vida. Para sobreviver, precisou construir e vender canoas de madeira e outras peças de cimento, como cochos e bancos.
Antônio Francisco não morreu ateu. Poucas horas antes de sua morte, ele se converteu ao cristianismo.
Pediu à esposa, que era evangélica, e aos filhos, que fizessem uma oração e cantassem um hino. Morreu no dia 14 de março de 1982.
Fonte:Cedoc/Leena/UFES
4.1 Endereço
Ladeira Ely Juqueira
4.2 Bairro
Monte Cristo
4.3 Município
Mimoso do Sul
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
21.0674801
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
41.3626022
5.1 Material
Concreto armado
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
“PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL/ MONUMENTO AO CRISTO REDENTOR/ ADMINISTRAÇÃO: PREFEITO MUNICIPAL PEDRO JOSÉ DA COSTA/ VICE-PREFEITO CARLITO VIVAS/ CONSTRUTOR ANTONIO MOREIRA/11 DE JULHO DE 1982”
6.1 Temática
Religiosidade
6.3 Dados Históricos
Eleito como a 1ª Maravilha de Mimoso do Sul, recebendo votos de todos os distritos do município, o Cristo Redentor fica situado em um monte de 128 metros de altura bem próximo ao centro da cidade.
É o principal ponto de referência para quem chega à cidade de Mimoso do Sul. Com seus 30 metros de altura a estátua teve sua construção iniciada em 1980, sendo finalizada dois anos depois, e é a segunda mais alta do Estado do Espírito Santo.
Do mirante pode-se ter uma vista panorâmica do centro da cidade e dos arredores, formando quase uma visão de 360°. No monumento também pode ser encontrado um grande chafariz e a capela de Santa Terezinha do Menino Jesus com bela exposição de fotos da santa em vida.
Fonte: Cedoc/Leena/UFES
10.1 Autoria
Marcela Belo, Aline Viana