repositório digital

¡Atenção Arte! imaginabilidade e legibilidade como estratégia de pertencimento da arte pública e das intervenções urbanas

Autor(es): Aparecido José Cirillo, Marcela Belo Gonçalves, Ciliani Celante Eloi Jeronymo

Livro
Neste livro, trazemos parte dos resultados das pesquisas do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (LEENA/UFES) e suas reflexões sobre a arte pública no Espírito Santo. Especialmente aqui, apresentamos a dimensão estética do ruído ou das fraturas do sistema da arte local no que se refere aos chamados monumentos públicos.
O recorte geográfico desta pesquisa está circunscrito ao longo da BR 101, rodovia federal que corta o estado do Espírito Santo. Já o recorte conceitual norteia-se na análise de objetos que seguem na contramão dos interesses políticos e hegemônicos do sistema político e cultural do estado, evidenciando obras, predominantemente de iniciativa privada e subjetiva, mas que ganharam, ou estão ganhando, legitimidade popular.
Podemos observar que a maioria dessas intervenções públicas de caráter popular tem uma forte tendência para uma estética do kitsch ou ainda do grotesco (do feio). Porém, podemos perceber que todos esses objetos inventariados nessa pesquisa têm em comum uma forte capacidade de estabelecer uma relação de pertencimento ao local onde estão instauradas, seja do ponto de vista de sua capacidade de ser reconhecido como um objeto relevante para os sujeitos que interagem com ele nesses locais, seja em sua relação com a paisagem natural ou cultural desses espaços. Todos geram uma imagem mental forte capaz de promover sua identificação como algo a ser memorizado e identificado como parte desse ambiente e pertencente ao imaginário pessoal e vivencial desses sujeitos. Para tal, trataremos o tema a partir da análise dos determinantes socioculturais que envolveram algumas obras ou objetos particulares, os quais são indiciais da arte pública no Espírito Santo.
O livro integra o projeto "¡ATENÇÃO ARTE! Imaginabilidade e legibilidade como estratégia de pertencimento da Arte Pública e das intervenções urbanas”, aprovado no Edital nº 007/2017 - Seleção e incentivo à produção e difusão de obras literárias inéditas de autores residentes no Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).

Palavras-chave: Arte pública; arte capixaba; escultura; escultura espontânea.

Publicação
Ano

2018

País

Brasil

Idioma

Português

Tipo

Livro publicado

Número da edição/revisão

1

Número da páginas

106

Número de volumes

1

ISBN/ISSN

978-85-65276-43-6

Meio de divulgação

Impresso

Editora
Nome da editora

Proex-UFES

Cidade da editora

Vitória

País da publicação

Brasil