Em desdobramento ao trabalho de pesquisa em Arte Pública no ES coordenado e supervisionado pelo professor Aparecido José Cirillo junto ao laboratório LEENA, o subprojeto investigou a produção de Ioannis Zavoudakis. Aprofundou-se em obras relacionadas à religiosidade cultural, como o Monumento à Iemanjá (1988), compreendendo os aspectos relacionados à inclusão da obra em espaço público, seus impactos e as influências nos processos decisórios para sua construção. Destacam-se entre os principais objetivos deste subprojeto o mapeamento da produção e histórico da obra Monumento à Iemanjá, a investigação do processo de construção e as análises de sua iconografia e suas relações com a cidade de Vitória, ES, sendo escassas no momento publicações sobre o assunto. A pesquisa contemplou visitas ao ateliê de Ioannis Zavoudakis, para contato com seu processo criativo e com informações de fonte primária, através de seus relatos e arquivos, que registrados digitalmente. O material levantado foi unido às bases conceituais de Arte Pública e Monumento e a literaturas sobre religiosidade cultural e iconografia de Iemanjá. Através deste subprojeto fez-se possível a construção de material biográfico textual, fotográfico e de áudio sobre o artista e do inventário de suas principais obras. Fez-se possível ainda a produção de artigos para publicação.
Palavras-chave: Arte Pública. Monumentos. Arte Capixaba. Arte e sincretismo. Processo de criação.