Identificação
Título

Atlantic Veneer

Categoria

Muralismo

Subcategoria

Painel

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1968

Autoria/Execução
Autoria

Marian Rabelo

Mini-biografia

Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura, contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural.

Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar Lanches Vitoria hoje demolido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fábrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirito Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte. (1)

Localização
Endereço

BR 101

Bairro

Colina de Laranjeiras

Município

Serra

Link para Google Maps

https://www.google.com.br/maps/@-20.1881882,-40.2680571,3a,47.2y,100.47h,96.94t/data=!3m6!1e1!3m4!1sAU0cLUQCTC5jLX49JfBIkg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.1881882
Longitude: 40.2680571

Descrição física
Material

azulejos

Assinatura

Sim

Placa/Inscrições
Não
Descrição da obra
Dados Histórico

O histórico painel da antiga fábrica Atlantic Veneer, obra em azulejos da artista Marian Rabello, foi declarado Patrimônio Cultural Material da Serra, através da Lei Municipal 5.644 publicada no Diário Oficial. A iniciativa da lei, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho, foi aprovada pelos demais vereadores em Sessão Ordinária na Câmara Municipal da Serra. A obra pertencia a Atlantic Veneer do Brasil mas, com a instalação do hipermercado Atacadão, o grupo Carrefour assumiu, em audiência pública realizada com os moradores do bairro Colina de Laranjeiras, o compromisso de preservar o gigantesco painel, todo em azulejos pintados, datado de 1968. “E um grande orgulho para todos nós serranos termos uma obra desta grandiosidade em nossa cidade. O painel se destaca pelas cores fortes e por ser acessível a todos que passam pelo local”, disse o parlamentar autor da lei.

A majólica ou faiança é a técnica utilizada pela Marian Rabello que adquiria o azulejo industrial já vitrificado em cor branca e sobre este suporte aplicava a composição pré-desenhada num papel vegetal, e transferida para o painel, geralmente montado em mesas ou sobre o próprio chão. A composição era pintada com tintas elaboradas pela própria artista, a base de pigmentos e óleo de copaíba e só então os azulejos eram enumerados e queimados para serem montados novamente no local escolhido.

O painel de Marian, que tem várias obras espalhadas pelo Estado, infelizmente ainda retrata um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta: o desmatamento ou corte indiscriminado das árvores e a relação homem natureza.

Apesar de ser uma obra de 1968 ela sofreu pouquíssimos desgastes em sua superfície e, mesmo estando ao ar livre, os azulejos ainda mantém o mesmo brilho e colorido característico da época em que foram afixados. (2)

Estado de Preservação
Preservação

Pouco alterado

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Julho 2023

Referências
Bibliográfica

(1) Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.

Título – titulo-71 – Atlantic Veneer
Descrição – descricao-71 – Mural da Atlantic Veneer
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Atlantic Veneer
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Muralismo
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Painel
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1968
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Marian Rabelo
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura, contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural. Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar Lanches Vitoria hoje demolido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fábrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirito Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – BR 101
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Colina de Laranjeiras
4.3 Município – 4-3-municipio – Serra
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao –
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com.br/maps/@-20.1881882,-40.2680571,3a,47.2y,100.47h,96.94t/data=!3m6!1e1!3m4!1sAU0cLUQCTC5jLX49JfBIkg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.1881882
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2680571
5.1 Material – 5-1-material – azulejos
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Grande (acima da escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Não
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – O histórico painel da antiga fábrica Atlantic Veneer, obra em azulejos da artista Marian Rabello, foi declarado Patrimônio Cultural Material da Serra, através da Lei Municipal 5.644 publicada no Diário Oficial. A iniciativa da lei, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho, foi aprovada pelos demais vereadores em Sessão Ordinária na Câmara Municipal da Serra. A obra pertencia a Atlantic Veneer do Brasil mas, com a instalação do hipermercado Atacadão, o grupo Carrefour assumiu, em audiência pública realizada com os moradores do bairro Colina de Laranjeiras, o compromisso de preservar o gigantesco painel, todo em azulejos pintados, datado de 1968. “E um grande orgulho para todos nós serranos termos uma obra desta grandiosidade em nossa cidade. O painel se destaca pelas cores fortes e por ser acessível a todos que passam pelo local”, disse o parlamentar autor da lei. A majólica ou faiança é a técnica utilizada pela Marian Rabello que adquiria o azulejo industrial já vitrificado em cor branca e sobre este suporte aplicava a composição pré-desenhada num papel vegetal, e transferida para o painel, geralmente montado em mesas ou sobre o próprio chão. A composição era pintada com tintas elaboradas pela própria artista, a base de pigmentos e óleo de copaíba e só então os azulejos eram enumerados e queimados para serem montados novamente no local escolhido. O painel de Marian, que tem várias obras espalhadas pelo Estado, infelizmente ainda retrata um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta: o desmatamento ou corte indiscriminado das árvores e a relação homem natureza. Apesar de ser uma obra de 1968 ela sofreu pouquíssimos desgastes em sua superfície e, mesmo estando ao ar livre, os azulejos ainda mantém o mesmo brilho e colorido característico da época em que foram afixados. (2)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao – Pouco alterado
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Julho 2023
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica – (2) http://www.camaraserra.es.gov.br/noticia/ler/3378/painel-em-colina-de-laranjeiras-e-declarado-patrimonio-cultural-material-da-serra#:~:text=01%20de%20dezembro%20de%202022,5.644%20publicada%20no%20Di%C3%A1rio%20Oficial.
27 de julho de 2023 por   

Anexos

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