Monumento Inaugural das Obras da Terceira Ponte
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Monumento Inaugural das Obras da Terceira Ponte
1.1 Título da Obra
Monumento Inaugural das Obras da Terceira Ponte
1.3 Categoria
Marco / Memorial
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
4.2 Bairro
Enseada do Suá
4.3 Município
Vitoria
5.1 Material
Concreto
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
lê-se na placa 1: em 14 de agosto de 1978 – na presença de suas excelências o Gov. do Estado do Espírito Santo Élcio Alvares e o Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento da Presidência da República João Paulo dos Reis Velloso foram iniciadas as obras de construção da 3ª ponte de Vitória, ligando a ilha de Vitória ao continente, sendo Presidente da Ceterpo Lenildo de Almeida Lucas.
placa 2: em 26 de novembro de 1984 – na presença de suas excelências o Governador do Estado do Espírito Santo Gerson Camata e o Presidente do Congresso Nacional, o Senador Moacyr Dalla foram reiniciadas as obras de construção da terceira ponte de Vitória, ligando a ilha de Vitória ao continente sendo Presidente da Ceterpo João Luiz de Menezes Tovar.
placa 3: em 13 de março de 1987 – na presença de suas excelências o Governador do Estado do Espírito Santo José Moraes e o Senador Gerson Camata foram concluídas as obras de concreto da terceira ponte de Vitória, ligando a ilha de Vitória ao continente, sendo presidente da Ceterpo João Luiz de Menezes Tovar.
placa 4: ponte Deputado Castello Mendonça.
placa 5: em 23 de agosto de 1989 foi entregue ao povo do espírito santo a terceira ponte, cujas obras foram iniciadas em 14 de agosto de 1978. Governador do Estado do Espírito Santo Max Freitas Mauro – Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas Luiz Antônio Polese – Presidente da Ceterpo João Luiz de Menezes Tovar .
placa 6: comemoração 18 anos da ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça – inauguração das cabines exclusivas para Motocicletas – Paulo Cesar Hartung Gomes Governador do Estado do Espírito Santo – Ricardo de Rezende Ferraço Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas – Eduardo Antônio Mannato Gimenes Diretor Geral do DER-ES – Flávio Medrano de Almada Diretor Presidente da Rodosol 1989-2007"
6.3 Dados Históricos
O povo apelidou-a de Terceira Ponte logo que foi anunciado o projeto de sua construção, devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando Vitória a Vila Velha: Ponte Florentino Avidos (conhecida como Cinco Pontes) e a Segunda Ponte (Ponte do Príncipe).
A primeira ponte (Florentino Avidos), inaugurada em 1928, ligou o coração de Vitória com os fundos de Vila Velha. A segunda, aberta em 1979, trouxe o tráfego continental para o miolo da capital, Vitória.
A Terceira Ponte possui 3,33 km de extensão, vão principal com 70 m de altura e 260 metros de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo
11.1 Bibliográfica
(1) CEDOC/LEENA/UFES