Ciclos do Café
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Ciclos do Café
Descrição
Ciclos do Café - Azulejo na Real Café
1.1 Título da Obra
Ciclos do Café
1.3 Categoria
Muralismo
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1972
3.1 Autoria
Marian Rabello
3.5 Mini-biografia
Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura - contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural.
Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar-Lanches Vitoria hoje demolido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória ; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fábrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirito Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte.
Fonte: Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.
4.1 Endereço
Rodovia BR 101, KM 7
4.2 Bairro
Guaritas
4.3 Município
Viana
4.5 Espaço de Implementação
Fachada externa da empresa Real Café
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3497944
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.4126011
5.1 Material
Azulejos
5.2 Técnica
Pintura sobre azulejo
5.3 Dimensões
4,56 x 8,80 m (cada face)
5.5 Escala
Grande (acima da escala humana)
5.6 Assinatura
Sim
5.7 Placa/Inscrições
Não
7.1 Propriedade
Privada
8.1 Estado de conservação
Bom
10.1 Autoria
Marcela Belo