Valentim Manoel dos Santos
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Valentim Manoel dos Santos
Descrição
Escultura de Valentim Manoel dos Santos e os tambores de jongo.
1.1 Título da Obra
Valentim Manoel dos Santos
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
3.1 Autoria
Hippolito Alves
4.2 Bairro
Comunidade de São Mateus
4.3 Município
Anchieta
4.5 Espaço de Implementação
Entrada da comunidade de São Mateus
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.7632935
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.7292027
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
"Homenagem ao Mestre Valentim, 3ª qeração de Mestres do Grupo de Jongo Tambores de São Mateus com mais de 150 anos de existência, pelo seu trabalho e dedicação à Cultura Anchietense"
Valentim Manoel dos Santos
Premiado com o tí'ulo "Mestre da Cultura Popular do Brasil- MINC 2009 e Mestre da Cultura Popular do Estado do Espirito Santo"-Secult/ES 2010
Edival Petri
Prefeito
Paula Louzada
Vice prefeita
Telma Amaral
Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico
Renato Lorencine
Secretario de Infraestrutura
São Mateus, 26 de Dezembro de 2011
Escultura do artista plástico Hippolito Alves"
6.3 Dados Históricos
História do Mestre Valentim
Valentim Manoel dos Santos é de etnia afrodescendente, tem cerca de 106 anos, viúvo – foi casado com Nair Garcia Dos Santos. É filho de Manoel Bino e Vergolina Garcia. Popularmente conhecido como Mestre Valentim, é filho mais velho em uma família de seis irmãos. Aprendeu ainda jovem, com seu avó e seu pai, o oficio de jongueiro. Foi um dos percussores e mantém até os dias de hoje uma cultura de seus antepassados que se chama “Grupo de Jongo Tambores de São Mateus”. Uma história que ultrapassa seus 160 anos, passada de geração em geração sendo responsável pela transformação da comunidade de São Mateus. Valentim não exerce mais a função de mestre, mas, através de sua história de vida, passou o oficio para o mestre Renelio Santos Mendes e Fabrício Jose Horácio, que tem a responsabilidade de conduzir o Grupo de jongo “Tambores de São Mateus” e Grupo de Jongo “Tambores Mirins: a história continua” da EMEIEF “São Mateus”.
Em 2010, recebeu o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba" do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o prêmio "Mestre da Cultura Popular do Brasil" do Ministério da Cultura - Edição 2009. Também recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal de Anchieta com a entrega de uma Estátua na comunidade de São Mateus, em 2011. (1)
Na sessão ordinária desta terça-feira (27), os vereadores lamentaram a morte do mestre do jongo, Valentim Manoel dos Santos, que aconteceu na última segunda-feira (25).
Valentim, um ícone da cultura popular do Brasil, morreu aos 107 anos, de morte natural, na comunidade de São Mateus, interior do município de Anchieta. Ele era a terceira geração de mestres do tradicional e reconhecido Grupo de Jongo Tambores de São Mateus. (2)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo