Identificação
Título

Roberto Carlos

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

Vulto pleno

Datação
Data de Execução/Inauguração

2009

Autoria/Execução
Autoria

Ângela Borelli

Mini-biografia

Angella Borelli costumava frequentar aos domingos a Rádio Record em SP para assistir ao show de Roberto Carlos e a Jovem Guarda. Naquela época Angella teve seu primeiro ímpeto de esculpir o perfil de Roberto Carlos, e produziu uma escultura de aproximadamente 30 cm que por ser de argila se perdeu com o tempo. Continuou seu trabalho artistico caminhando em vários estilos e materiais Para iniciar o trabalho da escultura do grande artista, Angella em primeiro plano a esculpiu em argila e tamanho pequeno que serviu de maquete, que depois foi transformada em Bronze e presenteada ao seu inspirador em 2009, em razão de sua visita a Cachoeiro de Itapemirim. Paralelo a este acontecimento Angella já estava com a Escultura em mármore num estágio adiantado.
A segunda escultura em argila, foi feita passo a passo e com as imperfeições consequentes do trabalho inicial, mas já com o tamanho da escultura hoje pronta em mármore. Após esta etapa o trabalho foi executado também em gesso e tamanho natural, e, somente depois foi esculpido em mármore. A seguir passou a trabalhar no bloco de mármore. Hoje a Escultura tomou as proporções idealizadas por Angella.
Fonte: Cedoc/Leena/UFES

Localização
Endereço

Praça Roberto Carlos

Bairro

Centro

Município

Cachoeiro de Itapemirim

Espaço de Implementação

Praça

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.8488147,-41.1168189,3a,29.9y,196.44h,88.72t/data=!3m6!1e1!3m4!1sIJOS7zgJv2Gdep4MUtVUuw!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.8488147
Longitude: 41.1168189

Descrição física
Material

Mármore branco esculpido

Técnica

Cinzelação

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
Placa 1: "Apoio/ Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ Prefeito: Carlos Roberto Casteglione Dias"
Placa 2: "A escultora Angella Borelli/ doa a cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ esta obra de arte./ Roberto Carlos/ 50 Anos de Emoções/ Cachoeiro de Itapemirim-2015"
Placa 3: "ANGELA BORELLI, ESCULTORA ITALO-BRASILEIRA, MÃOS SENSÍVEIS E PERSISTENTES. TRANSMUTA A DUREZA DO METAL E DO MÁRMORE EM LEVEZA, TORNANDO-SE OBRA DE ARTE, DE GRANDE FORÇA DE SENTIMENTO E EXPRESSÃO.
EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, A INQUIETA ANGELLA BORELLI, REDESCOBRE A INESGOTÁVEL FONTE DE INSPIRAÇÃO... O CORPO HUMANO! NAS SUCEDIDAS TENTATIVAS... EVOLUEM DE CONTORNOS DE FIGURAS RUMO A ABSTRAÇÃO.
PELOS CAMINHOS QUE PERCORREU;
DA ARGILA- AS MARCAS DAS FIGURAS BARROCAS, DEIXANDO QUE A VIDA FLUÍSSE EM MEIO AOS DELÍRIOS, MOVIMENTOS E LIBERDADE.
AO BRONZE- FUNDE A SENSUALIDADE, UTILIZA OS EFEITOS DA SUPERFÍCIE BRUTA OU LISA DOURADO, TEXTURA E LAPIDAÇÃO .
AO MÁRMORE- IMPÕE SUA PERSONALIDADE FORTE, EXPERIMENTA EMOÇÕES E O PRAZER DE CRIAR O NOVO, O BELO.
NA ESCULTURA ROBERTO CARLOS 50 ANOS DE EMOÇÕES, NO SOPRO DE CRIATIVIDADE DÁ VIDA AO MÁRMORE, LIBERTA OS SENTIMENTOS VIVIDOS NOS IDOS “DA JOVEM GUARDA”... IMORTALIZA O “REI”.

VALDIERI MARTIN / ESCULTOR
2009 – CACHOEIRO DE IRAPEMIRIM/ES"
Placa 4: "Roberto Carlos/ 50 anos de Emoções/Angella Borelli escultora/ 2009 Cachoeiro de Itapemirim – ES"
Descrição da obra
Dados Histórico

: Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O "Rei" da música romântica brasileira. Foi o líder do movimento musical chamado Jovem Guarda, que surgiu nos anos 60. Em parceria com Erasmo Carlos, compôs inúmeros sucessos.
Roberto Carlos Braga (1941) nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espirito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Filho de relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga com 6 anos sofreu um acidente na linha do trem que resultou em amputação de parte da perna direita. Estudou no Conservatório Musical de sua cidade. Aos 9 anos apresentou-se pela primeira vez cantando, no programa infantil da Rádio Cachoeira. Já chamava a atenção imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se com a família, para Niterói, Rio de Janeiro.
Em Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, a casa dele se tornou em uma Casa de Cultura, onde os fãs, turistas, visitantes, podem ter acesso as coisas do Roberto Carlos. A Casa de Cultura Roberto Carlos é a casa onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro.
A casa foi adquirida pela prefeitura municipal, que a restaurou para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de Roberto Carlos.
A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do cantor cachoeirense. A casa também conta em seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, e oferece diversos produtos artesanais em pedra, contas, madeira, tecido, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da casa, que seria das 12 às 18 horas.
Atualmente, cerca de 500 visitantes passam por mês no local, mas a expectativa da prefeitura é receber cerca de 200 visitantes no próximo dia 19, quando Roberto Carlos vai estar no município para o show especial em seu aniversário de 75 anos.
Em sua última passagem por Cachoeiro, em 2009, o Rei ficou alguns dias na cidade natal e visitou a casa onde passou a infância.

História da Estátua do Roberto Carlos:
Quatro anos depois de ser doada à Cacheorio de Itapemirim, a escultura do rei Roberto Carlos foi instalada, na Praça que integra o Corredor Cultural Roberto Carlos, na área central da cidade.
A escultura, esculpida em mármore branco, foi feita pela artista Ângella Borelli e doada ao município em 2011. “É muita emoção. É como se fosse uma recompensa por tantos anos de trabalho. Estou orgulhosa e muito emocionada em ver a obra exposta para os fãs de Roberto Carlos”, disse a artista plástica. A escultura de 1,72 metros do cantor Roberto Carlos tem o peso aproximado de 1.500 kg, a escultura será protegida com vidros ao redor. “Ficará totalmente protegida e a limpeza será feita constantemente. Foram seis anos de trabalho com mais de seis mil horas dedicadas a essa escultura”, explicou a Ângella. O gasto dela foi de R$ 6.000.
Ângella começou a trabalhar na escultura em 2003 e finalizou em 2009. “Primeiro fiz uma maquete do Roberto em tamanho menor com argila. E depois fiz outra de gesso. A maquete, que antes media 40 cm, se transformou em tamanho idêntico ao que é hoje”, relembrou.
Depois que a escultura em gesso ficou pronta, Ângella começou a trabalhar com mármore. “Quando era criança, com seis anos mais ou menos, e morava em São João da Boa Vista, aproveitava quando minha avó assava bolo e fazia minhas esculturas e coloca junto no forno. Algumas davam certo e outras quebravam”, contou.
Fonte:Cedoc/Leena/UFES

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo, Aline Viana

Título – titulo-17 – Roberto Carlos
Descrição – descricao-17 – escultura de Roberto Carlos
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Roberto Carlos
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Vulto pleno
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra –
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2009
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Ângela Borelli
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Angella Borelli costumava frequentar aos domingos a Rádio Record em SP para assistir ao show de Roberto Carlos e a Jovem Guarda. Naquela época Angella teve seu primeiro ímpeto de esculpir o perfil de Roberto Carlos, e produziu uma escultura de aproximadamente 30 cm que por ser de argila se perdeu com o tempo. Continuou seu trabalho artistico caminhando em vários estilos e materiais Para iniciar o trabalho da escultura do grande artista, Angella em primeiro plano a esculpiu em argila e tamanho pequeno que serviu de maquete, que depois foi transformada em Bronze e presenteada ao seu inspirador em 2009, em razão de sua visita a Cachoeiro de Itapemirim. Paralelo a este acontecimento Angella já estava com a Escultura em mármore num estágio adiantado. A segunda escultura em argila, foi feita passo a passo e com as imperfeições consequentes do trabalho inicial, mas já com o tamanho da escultura hoje pronta em mármore. Após esta etapa o trabalho foi executado também em gesso e tamanho natural, e, somente depois foi esculpido em mármore. A seguir passou a trabalhar no bloco de mármore. Hoje a Escultura tomou as proporções idealizadas por Angella. Fonte: Cedoc/Leena/UFES
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Praça Roberto Carlos
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Cachoeiro de Itapemirim
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Praça
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.8488147,-41.1168189,3a,29.9y,196.44h,88.72t/data=!3m6!1e1!3m4!1sIJOS7zgJv2Gdep4MUtVUuw!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.8488147
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 41.1168189
5.1 Material – 5-1-material – Mármore branco esculpido
5.2 Técnica – 5-2-tecnica – Cinzelação
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: Placa 1: "Apoio/ Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ Prefeito: Carlos Roberto Casteglione Dias" Placa 2: "A escultora Angella Borelli/ doa a cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ esta obra de arte./ Roberto Carlos/ 50 Anos de Emoções/ Cachoeiro de Itapemirim-2015" Placa 3: "ANGELA BORELLI, ESCULTORA ITALO-BRASILEIRA, MÃOS SENSÍVEIS E PERSISTENTES. TRANSMUTA A DUREZA DO METAL E DO MÁRMORE EM LEVEZA, TORNANDO-SE OBRA DE ARTE, DE GRANDE FORÇA DE SENTIMENTO E EXPRESSÃO. EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, A INQUIETA ANGELLA BORELLI, REDESCOBRE A INESGOTÁVEL FONTE DE INSPIRAÇÃO... O CORPO HUMANO! NAS SUCEDIDAS TENTATIVAS... EVOLUEM DE CONTORNOS DE FIGURAS RUMO A ABSTRAÇÃO. PELOS CAMINHOS QUE PERCORREU; DA ARGILA- AS MARCAS DAS FIGURAS BARROCAS, DEIXANDO QUE A VIDA FLUÍSSE EM MEIO AOS DELÍRIOS, MOVIMENTOS E LIBERDADE. AO BRONZE- FUNDE A SENSUALIDADE, UTILIZA OS EFEITOS DA SUPERFÍCIE BRUTA OU LISA DOURADO, TEXTURA E LAPIDAÇÃO . AO MÁRMORE- IMPÕE SUA PERSONALIDADE FORTE, EXPERIMENTA EMOÇÕES E O PRAZER DE CRIAR O NOVO, O BELO. NA ESCULTURA ROBERTO CARLOS 50 ANOS DE EMOÇÕES, NO SOPRO DE CRIATIVIDADE DÁ VIDA AO MÁRMORE, LIBERTA OS SENTIMENTOS VIVIDOS NOS IDOS “DA JOVEM GUARDA”... IMORTALIZA O “REI”. VALDIERI MARTIN / ESCULTOR 2009 – CACHOEIRO DE IRAPEMIRIM/ES" Placa 4: "Roberto Carlos/ 50 anos de Emoções/Angella Borelli escultora/ 2009 Cachoeiro de Itapemirim – ES"
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – : Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O "Rei" da música romântica brasileira. Foi o líder do movimento musical chamado Jovem Guarda, que surgiu nos anos 60. Em parceria com Erasmo Carlos, compôs inúmeros sucessos. Roberto Carlos Braga (1941) nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espirito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Filho de relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga com 6 anos sofreu um acidente na linha do trem que resultou em amputação de parte da perna direita. Estudou no Conservatório Musical de sua cidade. Aos 9 anos apresentou-se pela primeira vez cantando, no programa infantil da Rádio Cachoeira. Já chamava a atenção imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se com a família, para Niterói, Rio de Janeiro. Em Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, a casa dele se tornou em uma Casa de Cultura, onde os fãs, turistas, visitantes, podem ter acesso as coisas do Roberto Carlos. A Casa de Cultura Roberto Carlos é a casa onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela prefeitura municipal, que a restaurou para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de Roberto Carlos. A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do cantor cachoeirense. A casa também conta em seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, e oferece diversos produtos artesanais em pedra, contas, madeira, tecido, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da casa, que seria das 12 às 18 horas. Atualmente, cerca de 500 visitantes passam por mês no local, mas a expectativa da prefeitura é receber cerca de 200 visitantes no próximo dia 19, quando Roberto Carlos vai estar no município para o show especial em seu aniversário de 75 anos. Em sua última passagem por Cachoeiro, em 2009, o Rei ficou alguns dias na cidade natal e visitou a casa onde passou a infância. História da Estátua do Roberto Carlos: Quatro anos depois de ser doada à Cacheorio de Itapemirim, a escultura do rei Roberto Carlos foi instalada, na Praça que integra o Corredor Cultural Roberto Carlos, na área central da cidade. A escultura, esculpida em mármore branco, foi feita pela artista Ângella Borelli e doada ao município em 2011. “É muita emoção. É como se fosse uma recompensa por tantos anos de trabalho. Estou orgulhosa e muito emocionada em ver a obra exposta para os fãs de Roberto Carlos”, disse a artista plástica. A escultura de 1,72 metros do cantor Roberto Carlos tem o peso aproximado de 1.500 kg, a escultura será protegida com vidros ao redor. “Ficará totalmente protegida e a limpeza será feita constantemente. Foram seis anos de trabalho com mais de seis mil horas dedicadas a essa escultura”, explicou a Ângella. O gasto dela foi de R$ 6.000. Ângella começou a trabalhar na escultura em 2003 e finalizou em 2009. “Primeiro fiz uma maquete do Roberto em tamanho menor com argila. E depois fiz outra de gesso. A maquete, que antes media 40 cm, se transformou em tamanho idêntico ao que é hoje”, relembrou. Depois que a escultura em gesso ficou pronta, Ângella começou a trabalhar com mármore. “Quando era criança, com seis anos mais ou menos, e morava em São João da Boa Vista, aproveitava quando minha avó assava bolo e fazia minhas esculturas e coloca junto no forno. Algumas davam certo e outras quebravam”, contou. Fonte:Cedoc/Leena/UFES
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo, Aline Viana
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro –
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
11 de março de 2023 por   

Anexos

antes
depois