Roberto Carlos
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Roberto Carlos
Descrição
Escultura representando Roberto Carlos (Cachoeiro do Itapemirim 1941 - )
1.1 Título da Obra
Roberto Carlos
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
2013
3.1 Autoria
Escultor/Arquiteto: Giuliano Felipe - Pintor da Estátua: Henrique Santos
4.1 Endereço
Rod BR 259
4.2 Bairro
Baunilia
4.3 Município
Colatina
4.5 Espaço de Implementação
Parada Gobetti
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
19.5660444
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.501921
5.1 Material
Concreto
5.3 Dimensões
Pesa quase meia tonelada e possui 5 metros de comprimento.
5.6 Assinatura
Não identificada
5.7 Placa/Inscrições
Não
6.3 Dados Históricos
A estátua do cantor Roberto Carlos localiza-se em um restaurante as margens da BR-259, no distrito de Baunilha, no entorno da Parada Gobetti. A obra foi inaugurada em 7 de abril de 2014 com uma ‘festa de arromba’ promovida pelo casal Keuda e Elder Gobetti, donos do comércio da beira de estrada. A peça feita em homenagem ao Rei tem cinco metros de altura e pesa quase uma tonelada. Em entrevista cedida ao diário digital Capixaba em 12/04/2018, Elder Gobetti, revela que a peça foi moldada pelo escultor italiano Giuliano Felipe no Sul do Estado. E Fábio ‘Carlos’ completa“É uma iniciativa única feita por uma família fã. Acho um privilégio participar de uma homenagem dessa magnitude eternizada na maior estátua do Rei no Brasil e no mundo”.
Segundo Elder Gobetti, o proprietário, a obra inicialmente foi encomendada para a Cidade de Cachoeiro de Itapemirim, pelo ex prefeito Theodorico de Assis Ferraço (Ferração). Ele havia encomendado para colocá-la na entrada da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e homenagear o cantor, já que Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, mas desistiu da compra. Apesar da estátua ter sido encomendada para enfeitar outra cidade, atualmente ela enfeita e homenageia o rei no outro extremo do Espírito Santo, na cidade de Colatina. Segundo Elder o prefeito do município acabou desistindo da compra e a escultura permaneceu com o escultor, que a guardava em sua oficina coberto com uma lona. Em entrevista do ES/TV, a empresária Keuda Gobetti, relatou que ela e seu esposo, possuem o hábito de viajarem para trazerem novidades ao seu comércio, que em uma destas viagens eles, pararam em um galpão de esculturas e localizaram a peça, que foi adquirida. Fã do cantor, os empresários e donos do restaurante, decidiram, adquirir a peça. Keuda relata que sempre foi fã do cantor que como eles muitos são. E ressaltou: “Eu me lembro que tinha um programa na difusora de Colatina cujo nome era “Momento do Rei” e todos os dias minha mãe ligava. Foi aí que eu comecei a aprender as músicas e a me apaixonar pelo Rei”. Ela conta ainda que após a instalação da obra, o restaurante passou a ter mais um atrativo.
Com a novidade, várias pessoas param para fotografar a estátua. “Eu sou fã de Roberto Carlos, ressaltou Keuda, além de mim, muitos capixabas o são. Elder enfatiza que como o rei é um personagem único passou a adquirir outras peças, como Elvis, Ayrton Senna, Elke Maravilha e o ex prefeito de Colatina Sérgio Meneghelli. (1)
7.1 Propriedade
Privada
7.3 Nível de Proteção
Municipal / individual
9.1 Preservação
Íntegro
10.1 Autoria
Eloiza Comério, Uéber Chaves de Oliveira
11.1 Bibliográfica
(1) Entrevistas concedida por Elder Gobetti .
Coordenação – Prof Dro Aparecido José Cirillo
Fotografias –Eloiza Comério, Uéber Chaves de Oliveira/ Foto Leitor: A Gazeta.
CEDOC/LEENA/UFES