Identificação
Título

Guará

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

animais

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Localização
Município

Guarapari

Descrição física
Material

Fibra de Vidro

Descrição da obra
Dados Histórico

O guará (ibis rubra) do gênero das pernaltas de bico comprido e recurvado para baixo, de plumagem vermelho carmesim com a extremidade das asas orlada de preto, tem seu habitat natural nas lagoas e nos mangues. O Padre José de Anchieta refere-se a esta ave, em carta de 1.560 ao Padre Diogo Laines, Roma: “- Há ainda uma ave marinha (aquática) por nome guará igual ao mergulhão, mas de pernas mais compridas, de pescoço igualmente longo, de bico estendido e adunco. Alimenta-se de caranguejos e muito voraz. Dá-se com ele uma perpétua metamorfose. Na primeira idade reveste-se de penas brancas, que se mudam depois em cor cinza, e passando algum tempo tornam a embranquecer, embora de menor alvura que na primeira idade; e por fim, ornam-se de cor purpúrea, belíssima; as quais os brasis muito apreciam, pois com elas enfeitam os cabelos e os braços nas suas festas".

Os guarás também são comentados na biografia de Anchieta como protetores contra os ardores do sol, pela formosa nuvem que em certa ocasião fizeram sobre a sua canoa missionária. Esta linda pernalta deu origem ao nome de nossa cidade de Guaraparim, “Guará” se refere à ave, e “Parim” se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome “Guarapari” no lugar de “Guaraparim”.

O brasão de Armas do Município de Guarapari foi instituído pela Lei Municipal nº2889/2008, possuindo a seguinte forma:

Escudo português flamenco ibérico que tem a sua parte superior em linha reta e a inferior boleada, evocando a origem lusitana e colonizadora, principal formadora da nacionalidade brasileira, filetado de sable, cortado com predominância em metal ouro, carregado de figuras naturais. No escudo, no lado esquerdo está retratado a vegetação típica de mangue, ilustradas com cores naturais. No escudo, no lado direito está representado o mar e suas praias, e a representação de uma Montanha, ilustrando as belezas naturais de Guarapari.

No centro do escudo, o elemento marcante da cultura guarapariense – “O Guará”, em pé observando, confiante, o futuro de Guarapari.

Uma coroa mural de cinco torres visíveis, em metal prata (mostrando que é uma Cidade do Estado do Espírito Santo, sendo que a torre de ouro só pode ser utilizada por capitais), sendo três frontais e duas laterais, com portões e janelas abertas aos visitantes.

Como suportes, um ramo de café frutificado e duas folhas de bananeira com os seus respectivos frutos à base, ambos em sua cor, passados em aspa sob o escudo representando os produtos do interior do Município de Guarapari.

Num listal (faixa azul), com as pontas dobradas e terminadas em flâmula é gravado o topônimo em latim “PER ORAS SANATUR” (significa: “A saúde vem do mar”), em metal ouro. Nas pontas em flâmula, são gravadas as abreviaturas cronológicas, “11-05-1891” – data da Emancipação Política; e à sinistra “28-12-1948” – instalação da Comarca de Guarapari, ambas em metal ouro. (1)

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Junho 2023

Referências
Bibliográfica

(1) CEDOC/LEENA/UFES

Título – titulo-30 – Guará
Descrição – descricao-30 – Escultura da ave Guará em fibra de vidro.
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Guará
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – animais
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao –
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria –
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia –
4.1 Endereço – 4-1-endereco –
4.2 Bairro – 4-2-bairro –
4.3 Município – 4-3-municipio – Guarapari
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao –
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps –
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude –
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude –
5.1 Material – 5-1-material – Fibra de Vidro
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes –
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – O guará (ibis rubra) do gênero das pernaltas de bico comprido e recurvado para baixo, de plumagem vermelho carmesim com a extremidade das asas orlada de preto, tem seu habitat natural nas lagoas e nos mangues. O Padre José de Anchieta refere-se a esta ave, em carta de 1.560 ao Padre Diogo Laines, Roma: “- Há ainda uma ave marinha (aquática) por nome guará igual ao mergulhão, mas de pernas mais compridas, de pescoço igualmente longo, de bico estendido e adunco. Alimenta-se de caranguejos e muito voraz. Dá-se com ele uma perpétua metamorfose. Na primeira idade reveste-se de penas brancas, que se mudam depois em cor cinza, e passando algum tempo tornam a embranquecer, embora de menor alvura que na primeira idade; e por fim, ornam-se de cor purpúrea, belíssima; as quais os brasis muito apreciam, pois com elas enfeitam os cabelos e os braços nas suas festas". Os guarás também são comentados na biografia de Anchieta como protetores contra os ardores do sol, pela formosa nuvem que em certa ocasião fizeram sobre a sua canoa missionária. Esta linda pernalta deu origem ao nome de nossa cidade de Guaraparim, “Guará” se refere à ave, e “Parim” se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome “Guarapari” no lugar de “Guaraparim”. O brasão de Armas do Município de Guarapari foi instituído pela Lei Municipal nº2889/2008, possuindo a seguinte forma: Escudo português flamenco ibérico que tem a sua parte superior em linha reta e a inferior boleada, evocando a origem lusitana e colonizadora, principal formadora da nacionalidade brasileira, filetado de sable, cortado com predominância em metal ouro, carregado de figuras naturais. No escudo, no lado esquerdo está retratado a vegetação típica de mangue, ilustradas com cores naturais. No escudo, no lado direito está representado o mar e suas praias, e a representação de uma Montanha, ilustrando as belezas naturais de Guarapari. No centro do escudo, o elemento marcante da cultura guarapariense – “O Guará”, em pé observando, confiante, o futuro de Guarapari. Uma coroa mural de cinco torres visíveis, em metal prata (mostrando que é uma Cidade do Estado do Espírito Santo, sendo que a torre de ouro só pode ser utilizada por capitais), sendo três frontais e duas laterais, com portões e janelas abertas aos visitantes. Como suportes, um ramo de café frutificado e duas folhas de bananeira com os seus respectivos frutos à base, ambos em sua cor, passados em aspa sob o escudo representando os produtos do interior do Município de Guarapari. Num listal (faixa azul), com as pontas dobradas e terminadas em flâmula é gravado o topônimo em latim “PER ORAS SANATUR” (significa: “A saúde vem do mar”), em metal ouro. Nas pontas em flâmula, são gravadas as abreviaturas cronológicas, “11-05-1891” – data da Emancipação Política; e à sinistra “28-12-1948” – instalação da Comarca de Guarapari, ambas em metal ouro. (1)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Junho 2023
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) CEDOC/LEENA/UFES
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
23 de maio de 2022 por   

Anexos

antes
depois