Identificação
Título

Escultura de trem

Categoria

Escultura Pública

Datação
Localização
Endereço

Rua Crispim Braga

Bairro

Centro

Município

Mimoso do Sul

Espaço de Implementação

Praça

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-21.0613147,-41.3660797,3a,75y,213.54h,87.9t/data=!3m6!1e1!3m4!1sJOlh1hh5OTVC38YCno_WAg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 21.0613147
Longitude: 41.3660797

Descrição física
Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
“PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL – ES SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS/ REVITALIZAÇÃO DO JARDIM ESTAÇÃO/ ANGELO GUARÇONI JUNIOR/ PREFEITO MUNICIPAL/ PEDRO JOSÉ DA COSTA/ VICE-PREFEITO/ LUCIANO VIANA GUARÇONI/ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS/ ADMINISTRAÇÃO: 2009/2012/ “CRESCENDO COM A FORÇA DE TODOS”/ JULHO DE 2009.”

“Não polua, não destrua precisamos mudar o rumo do nosso destino.”
Descrição da obra
Dados Histórico

Inaugurada em 1895 a estação ferroviária de Mimoso do Sul teve grande importância para o desenvolvimento econômico da região sul capixaba, integrava a linha do litoral da estação ferroviária Leopoldina, o café era o principal produto escoado por aqui, era levado principalmente para o Rio de Janeiro, hoje a estação esta desativada, algumas locomotivas estão paradas, os trilhos dividem espaço com o trânsito de veículos e pessoas, a estação se tornou um cartão postal da cidade.

O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.

A ESTAÇÃO: "A segunda estação (Mimoso) projetada nas imediações da fazenda do Mimoso, quilômetro 35, oferece um magnífico ponto de concentração para as fazendas de seus arredores, assim como para servir ao arraial de Conceição do Muqui, a 15 ou 18 quilômetros acima do rio Muqui do Sul, sendo, entretanto, abrir uma estrada, necessário, para por o arraial em comunicação com a estação projetada. Essa estação pode igualmente fornecer 50.000 arrobas ou 750 quilogramas" (Edmundo Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938, transcrição da época da construção da linha e da estação no início do século XX) Em 1930, Mimoso se tornou município. Nos anos 1940, passou a se chamar Mimoso do Sul. (1)

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo, Aline Viana

Referências
Bibliográfica

(1) Cedoc/Leena/UFES

Título – titulo-49 – Escultura de trem
Descrição – descricao-49 –
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Escultura de trem
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra –
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao –
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria –
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia –
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Crispim Braga
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Mimoso do Sul
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Praça
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-21.0613147,-41.3660797,3a,75y,213.54h,87.9t/data=!3m6!1e1!3m4!1sJOlh1hh5OTVC38YCno_WAg!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 21.0613147
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 41.3660797
5.1 Material – 5-1-material –
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: “PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL – ES SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS/ REVITALIZAÇÃO DO JARDIM ESTAÇÃO/ ANGELO GUARÇONI JUNIOR/ PREFEITO MUNICIPAL/ PEDRO JOSÉ DA COSTA/ VICE-PREFEITO/ LUCIANO VIANA GUARÇONI/ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS/ ADMINISTRAÇÃO: 2009/2012/ “CRESCENDO COM A FORÇA DE TODOS”/ JULHO DE 2009.” “Não polua, não destrua precisamos mudar o rumo do nosso destino.”
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – Inaugurada em 1895 a estação ferroviária de Mimoso do Sul teve grande importância para o desenvolvimento econômico da região sul capixaba, integrava a linha do litoral da estação ferroviária Leopoldina, o café era o principal produto escoado por aqui, era levado principalmente para o Rio de Janeiro, hoje a estação esta desativada, algumas locomotivas estão paradas, os trilhos dividem espaço com o trânsito de veículos e pessoas, a estação se tornou um cartão postal da cidade. O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. A ESTAÇÃO: "A segunda estação (Mimoso) projetada nas imediações da fazenda do Mimoso, quilômetro 35, oferece um magnífico ponto de concentração para as fazendas de seus arredores, assim como para servir ao arraial de Conceição do Muqui, a 15 ou 18 quilômetros acima do rio Muqui do Sul, sendo, entretanto, abrir uma estrada, necessário, para por o arraial em comunicação com a estação projetada. Essa estação pode igualmente fornecer 50.000 arrobas ou 750 quilogramas" (Edmundo Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938, transcrição da época da construção da linha e da estação no início do século XX) Em 1930, Mimoso se tornou município. Nos anos 1940, passou a se chamar Mimoso do Sul. (1)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo, Aline Viana
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro –
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) Cedoc/Leena/UFES
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
  • Escultura de trem

  • Back
26 de abril de 2023 by   

Attachments

antes
depois