Escultura de trem
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Escultura de trem
1.1 Título da Obra
Escultura de trem
1.3 Categoria
Escultura Pública
4.1 Endereço
Rua Crispim Braga
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Mimoso do Sul
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
21.0613147
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
41.3660797
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
“PREFEITURA MUNICIPAL DE MIMOSO DO SUL – ES SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS/ REVITALIZAÇÃO DO JARDIM ESTAÇÃO/ ANGELO GUARÇONI JUNIOR/ PREFEITO MUNICIPAL/ PEDRO JOSÉ DA COSTA/ VICE-PREFEITO/ LUCIANO VIANA GUARÇONI/ SECRETÁRIO MUNICIPAL DE OBRAS/ ADMINISTRAÇÃO: 2009/2012/ “CRESCENDO COM A FORÇA DE TODOS”/ JULHO DE 2009.”
“Não polua, não destrua precisamos mudar o rumo do nosso destino.”
6.3 Dados Históricos
Inaugurada em 1895 a estação ferroviária de Mimoso do Sul teve grande importância para o desenvolvimento econômico da região sul capixaba, integrava a linha do litoral da estação ferroviária Leopoldina, o café era o principal produto escoado por aqui, era levado principalmente para o Rio de Janeiro, hoje a estação esta desativada, algumas locomotivas estão paradas, os trilhos dividem espaço com o trânsito de veículos e pessoas, a estação se tornou um cartão postal da cidade.
O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
A ESTAÇÃO: "A segunda estação (Mimoso) projetada nas imediações da fazenda do Mimoso, quilômetro 35, oferece um magnífico ponto de concentração para as fazendas de seus arredores, assim como para servir ao arraial de Conceição do Muqui, a 15 ou 18 quilômetros acima do rio Muqui do Sul, sendo, entretanto, abrir uma estrada, necessário, para por o arraial em comunicação com a estação projetada. Essa estação pode igualmente fornecer 50.000 arrobas ou 750 quilogramas" (Edmundo Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938, transcrição da época da construção da linha e da estação no início do século XX) Em 1930, Mimoso se tornou município. Nos anos 1940, passou a se chamar Mimoso do Sul. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo, Aline Viana
11.1 Bibliográfica
(1) Cedoc/Leena/UFES