Santo Agostinho
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Santo Agostinho
1.1 Título da Obra
Santo Agostinho
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
4.1 Endereço
Rua Cel. Luis Carlos
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Muqui
4.5 Espaço de Implementação
Em frente à Igreja Santo Agostinho
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.9513508
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
41.3455677
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
"A ti, Grande Santo Agostinho, o Louvor e a Homenagem dos Agostinianos Recoletos e do povo de Muqui no XVI Centenário do teu nascimento
................."
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
"Senhor, conceda-me castidade e continência, mas não ainda." Essa frase, que consta do autobiográfico livro 'Confissões', diz muito sobre as duas fases da vida de Santo Agostinho (354-430), personagem nascido onde hoje fica a Argélia que teve uma vida cheia de prazeres mundanos até acabar, convertido ao cristianismo, se tornando um grande filósofo e teólogo.
"Santo Agostinho tem grande importância não somente na história da Igreja, mas na história do pensamento ocidental", afirma o filósofo e jurista Segundo Azevedo, estudioso da obra de Agostinho e professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
"Dos santos homens da Igreja, ele foi dos que mais escreveram ao longo da vida", acrescenta o estudioso de hagiologias Thiago Maerki, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e associado da Hagiography Society, dos Estados Unidos.
"Foi um grande intelectual, dos maiores que a Igreja já conheceu", enfatiza Maerki.
No livro 'Il Santo Del Giorno', Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini, ressaltou "não ser fácil falar" sobre o "santo que mais do que qualquer outro já falou de si mesmo, com sinceridade e simplicidade". Certamente uma alusão ao livro 'Confissões', um best-seller cristão até hoje, no qual, como dizem Sgarbossa e Giovannini, ele "desnuda sua alma com sinceridade e candura".
Filho de uma mãe católica — depois tornada Santa Mônica — e de um pagão, Patrício, que só se converteria ao cristianismo no leito de morte, Aurélio Agostinho de Hipona nasceu em Tagaste, onde hoje fica a cidade de Souk Ahras, na Argélia.
Na época, a localidade era parte da província romana de Numídia. Tudo indica que sua família, considerada da classe elevada dos tais "homens honrados", tivesse cidadania romana. (1)
7.1 Propriedade
Pública