Este trabalho integra a pesquisa sobre Arte Pública coordenada no LEENA, Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes, pelo professor José Cirilo. Tal pesquisa contempla a produção de arte pública e monumentos no território do estado do Espírito Santo e seus principais escultores. Dentre estes escultores, a pesquisa investiga a obra de Ioannis Zavoudakis, grego radicado no Espírito Santo e autor de relevantes obras de arte públicas presentes no cenário capixaba. Suas obras são verdadeiros ícones da paisagem urbana da capital Vitória e detentoras de importante significação cultural e histórica, como o Monumento à Iemanjá, obra de 1988 instalada no píer da praia de Camburi e que reflete a religiosidade híbrida brasileira. O presente trabalho analisa o contexto em que se deu a construção desta obra, embasando-se nos conceitos de Arte Pública e Monumento e suas relações com os sujeitos, investigando a história da Arte Pública Capixaba, aproximando-se do processo criativo e biografia de seu autor, Ioannis Zavoudakis e investigando a iconografia presente em sua representação do Orixá Iemanjá.
Palavras-chave: Arte Pública. Monumentos. Arte Capixaba. Arte e sincretismo. Processo de criação.