repositório digital

Entre pontes e cidades: um estudo sobre arte, memória e paisagem urbana a partir da obra “Caminho das Águas”, de Piatan Lube

Autor(es): Vinicius Martins Gonzalez

Dissertação
Esta dissertação tem como objetivo pesquisar/entender/revelar como as múltiplas relações da arte com a cidade colaboram na produção de obras capazes de ativar novas paisagens urbanas através do transeunte/espectador. Para a reflexão trago como exemplo o trabalho “Caminho das Águas”, do artista plástico Piatan Lube. A intervenção que se iniciou como obra para o 8º Salão Bienal do Mar, que aconteceu na cidade de Vitória/ES entre os dias 20 de dezembro de 2008 e 05 de fevereiro de 2009; se tornou projeto quando em 2010 expandiu suas fronteiras e aterrissou em Florianópolis/SC. “Caminho das águas” é uma intervenção que rememora o antigo limite entre o mar e a terra em uma releitura física. Sua linha azul de 30 centímetros de largura, pintada sobre o chão problematiza o espaço urbano, força questionamentos coletivos sobre as transformações do homem na natureza, busca mesmo que provisoriamente provocar/resgatar uma pequena memória coletiva sobrepondo o passado à forma contemporânea das cidades, convidando seus habitantes, por via da arte, a repensar ela mesma, em uma série de possíveis desdobramentos visuais, imagéticos e por que não pessoais. Linha que provoca no transeunte/espectador uma projeção visual de uma cidade que não existe mais, que agora jaze sob nossos pés e que dorme no esquecimento de um passado. Assim, trata de se apropriar da cidade em uma ação efêmera, intervindo na história das capitais-ilhas participantes do projeto, em diálogos patrimoniais que ligam memórias (geológicas, naturais, culturais, econômicas e sociais) e integram uma narrativa de ocupação e desenvolvimento urbano.

Palavras-chave: Paisagem urbana; Cidade; Intervenção; Memória

Publicação
Ano

2015

Idioma

Português

Instituição

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso

Mestrado em Artes

Programa

Programa de Pós Graduação em Artes

Meio de divulgação

Impresso