repositório digital

Leitura de imagem, dialogismo e graffiti: contribuições para o ensino da arte

Autor(es): Érika Sabino de Macêdo

Tese
A tese em questão inscreve-se na problemática que envolve a leitura de imagem no ensino da Arte no Brasil, enquanto campo conceitual e metodológico. Tem como objetivo geral elaborar uma leitura de imagem do graffiti de Vitória/ES, a partir do conceito de dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin (1895-1975), visando a contribuir com o debate no ensino da Arte. Como objetivos específicos, o presente trabalho busca problematizar a questão da abordagem da imagem artística no ensino da arte, analisar o percurso histórico e conceitual da arte urbana, estabelecer relações entre o graffiti, a Arte e seu ensino, e analisar as produções do graffiti na cidade de Vitória - ES. Busca responder como a leitura de imagem do graffiti, a partir da perspectiva bakhtiniana, pode contribuir para o debate no ensino da Arte na atualidade. O estudo defende a tese de que as produções artísticas urbanas se apresentam como um rico objeto de leitura no âmbito educativo as quais, analisadas sob o ponto de vista dialógico, oferecem ao leitor uma compreensão crítica de seus aspectos históricos, expressivos e conceituais.

Palavras-chave: leitura de imagem, dialogismo e graffiti

Publicação
Ano

2015

Idioma

Português

Instituição

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso

Doutorado em Educação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

Meio de divulgação

Impresso, Meio digital