A presente publicação busca dar continuidade ao trabalho e fomento à preservação do patrimônio cultural capixaba, cumprindo o papel de reunir e difundir a obra de uma artista de fundamental importância para a memória visual do Espírito Santo: Marian Rabello.
De maneira generosa, essa criadora espalhou os seus painéis em azulejo por residências, edifícios comerciais e prédios públicos. Nascida em Vitória, Marian atuou profissionalmente no cenário das artes desde a década de 1960, realizou diversas obras em pintura (como a Procissão dos Homens, no Convento da Penha) e murais em azulejo (como o da Real Café, localizada em Viana), obras que revelam uma sintonia da artista com o crescimento da cultura e das cidades capixabas, ultrapassando até mesmo os limites do Espírito Santo.
O livro integra o projeto "Inventário das obras murais em azulejo da artista plástica Marian Rabello, presentes no Espírito Santo”, aprovado no Edital nº 026/2013 - Inventário, conservação e reprodução de acervos no Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).
Palavras-chave: Arte pública; arte capixaba; azulejaria; Marian Rabello.