Esta comunicação pretende abordar a relevância dos acervos fotográficos enquanto patrimônio histórico, artístico e cultural e seu papel no fortalecimento da memória. A escolha do acervo fotográfico se dá na medida em que ele, além de documento histórico, também pode apresentar relevância como produto artístico; assim, para além do seu papel documental, a fotografia está sendo vista como fenômeno revelador de conhecimento e lócus das várias possibilidades de investigações poéticas e artísticas características desta linguagem visual. Finalmente mostra a necessidade de preservá-lo, pois um patrimônio cultural só existe, de fato, se for devidamente apropriado pela comunidade. O referencial teórico usado para trabalhar o conceito de Memória é a obra História e Memória, de Jacques Le Goff (2003), e também estão sendo buscadas referências nos irmãos Tadié, no livro Le sens de la mémoire (TADIÉ; TADIÉ, 1999). Para trabalhar a questão da fotografia são utilizados os livros A fotografia: entre documento e arte contemporânea, de André Rouillé (2009) e Os tempos da fotografia, de Boris Kossoy (2007).
Palavras-chave: Fotografia; Memória; Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.