Identificação
Título

Mosaico na Escola

Categoria

Muralismo

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Autoria/Execução
Autoria

Raphael Samú

Mini-biografia

Raphael Samú, filho de pais do Leste Europeu, nasceu em São Paulo em 1929. Iniciou sua formação nas artes em 1948, ingressou em 1949 na Escola de Belas Artes de São Paulo, atuou desde cedo em ambientes das artes, como a Il Bienal de São Paulo. Formou-se em escultura em 1955, embora com ampla experiência em gravura e mosaico, já em sua graduação. Esse conhecimento de trabalhar com tesselas levou-lhe a ser convidado para prestar serviços junto à Cia Vidrotil, em São Bernardo do Campo, onde permaneceu até 1961. Durante este período na Vidrotil, Samú aprimorou seus conhecimentos sobre a produção de obras murais em tesselas de vidro, tendo executado trabalhos para artistas importantes da arte brasileira, como Di Cavalcante, Lívio Abramo, Clovis Graciano e Cândido Portinari.
Sua história no Espírito Santo se mescla com a própria história do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo sido membro da implantação do primeiro Conselho Universitário da UFES. Atuou como professor de gravura e história da arte, criando, posteriormente, a disciplina de Mosaico; lecionou na universidade de 1961 a 1989. Sua produção de painéis e murais em mosaico no estado antecede a sua mudança definitiva para cá e amplia-se com a criação da Oficina de Mosaico, no curso de Artes, criando assim mosaicos murais em propriedades públicas e particulares: como para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), para o edifício da Real Café, da Indústria Buaiz Alimentos e diversas residências.
FONTE: Raphael Samú e os mosaicos murais: experiências em arte pública/Marcela Belo Gonçalves – Vitória: ProEx UFES, 2013.

Localização
Endereço

Rua Travessa Padre Marcelino

Bairro

Centro

Município

Santa Teresa

Espaço de Implementação

Muro escola

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-19.9339672,-40.6006458,3a,39.4y,336.48h,90.55t/data=!3m6!1e1!3m4!1sDaKqzOi8_jmZYJyIOK9LxQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 19.9339672
Longitude: 40.6006458

Descrição física
Assinatura

Sim

Título – titulo-65 – Mosaico na Escola
Descrição – descricao-65 –
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Mosaico na Escola
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Muralismo
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao –
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Raphael Samú
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Raphael Samú, filho de pais do Leste Europeu, nasceu em São Paulo em 1929. Iniciou sua formação nas artes em 1948, ingressou em 1949 na Escola de Belas Artes de São Paulo, atuou desde cedo em ambientes das artes, como a Il Bienal de São Paulo. Formou-se em escultura em 1955, embora com ampla experiência em gravura e mosaico, já em sua graduação. Esse conhecimento de trabalhar com tesselas levou-lhe a ser convidado para prestar serviços junto à Cia Vidrotil, em São Bernardo do Campo, onde permaneceu até 1961. Durante este período na Vidrotil, Samú aprimorou seus conhecimentos sobre a produção de obras murais em tesselas de vidro, tendo executado trabalhos para artistas importantes da arte brasileira, como Di Cavalcante, Lívio Abramo, Clovis Graciano e Cândido Portinari. Sua história no Espírito Santo se mescla com a própria história do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo sido membro da implantação do primeiro Conselho Universitário da UFES. Atuou como professor de gravura e história da arte, criando, posteriormente, a disciplina de Mosaico; lecionou na universidade de 1961 a 1989. Sua produção de painéis e murais em mosaico no estado antecede a sua mudança definitiva para cá e amplia-se com a criação da Oficina de Mosaico, no curso de Artes, criando assim mosaicos murais em propriedades públicas e particulares: como para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), para o edifício da Real Café, da Indústria Buaiz Alimentos e diversas residências. FONTE: Raphael Samú e os mosaicos murais: experiências em arte pública/Marcela Belo Gonçalves – Vitória: ProEx UFES, 2013.
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Travessa Padre Marcelino
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Santa Teresa
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Muro escola
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-19.9339672,-40.6006458,3a,39.4y,336.48h,90.55t/data=!3m6!1e1!3m4!1sDaKqzOi8_jmZYJyIOK9LxQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 19.9339672
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.6006458
5.1 Material – 5-1-material –
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes –
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria –
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro –
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
17 de abril de 2023 por   

Anexos

antes
depois