Monumento à Yemanjá
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Monumento à Yemanjá
1.1 Título da Obra
Monumento à Yemanjá
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1977
4.1 Endereço
Praça Encontro das Águas, Av. Abido Saad - Parque Jacaraipe, Serra - ES
4.2 Bairro
Jacaraipe
4.3 Município
Serra
4.4 CEP
29175-520
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.1552086
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.1849307
5.1 Material
Alvenaria
5.5 Escala
Grande (acima da escala humana)
5.6 Assinatura
Não identificada
5.7 Placa/Inscrições
Não
6.1 Temática
Popular
6.2 Descrição Formal
O Monumento a Yemanjá foi inaugurado há 46 anos em um local que representa a junção das águas do rio e do mar, simbolizando a importância da divindade para a comunidade pesqueira de Jacaraípe.
6.3 Dados Históricos
Sobre Iemanjá:
De acordo com as crenças religiosas africanas, no dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Yemanjá, Odoyá, popularmente conhecida pelos brasileiros como Iemanjá, a orixá da religião Yorubá que significa “Rainha das águas, mares e oceanos”. Iemanjá se tornou uma figura proeminente na cultura brasileira, especialmente nas religiões Afro-brasileiras, como o Candomblé e Umbanda.
O culto a Orixá Iemanjá, embora enraizado em tradições históricas, continua a evoluir e a se adaptar aos contextos sociais e espirituais contemporâneos. Ela é um símbolo de força feminina, proteção e generosidade, atributos a uma sociedade cada vez mais consciente da importância do matriarcado, da sustentabilidade ambiental e da inclusão social.
A figura de Iemanjá transcende os limites religiosos, incorporando-se à arte, à música e à literatura, onde é frequentemente retratada como um símbolo de resistência. Trazendo para a cultura nacional, a orixá, símbolo que enaltece praias palcos de devoção e alegria, onde devotos de todas as idades e origens se reúnem para ofertar flores, espelhos, perfumes e pequenos barcos, simbolizando a entrega de seus pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar. Este ritual, além de sua beleza estética, é um poderoso ato de fé e renovação espiritual, marcando o início de um novo ciclo. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Julho 2023