Prefeito Américo Bernardes da Silveira
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Prefeito Américo Bernardes da Silveira
Descrição
Busto de Américo Bernardes da Silveira
1.1 Título da Obra
Prefeito Américo Bernardes da Silveira
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Busto
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
4.1 Endereço
Rua Cabo Alysson Simões
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vila Velha
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3364344
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2942075
5.1 Material
Bronze
5.2 Técnica
Fundição
5.5 Escala
Pequena (até 60 cm)
5.6 Assinatura
Não identificada
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Homenagem do povo de Vila Velha ao ex prefeito Dr. Américo Bernardes da Silveira pelos relevantes serviços prestados ao município.
6.1 Temática
Políticos
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Américo Bernardes da Silveira foi prefeito de Vila Velha entre 1977 e 1982, em segundo mandato. Consta que herdou uma grande dívida junto ao sistema financeiro da habitação, da qual conseguiu honrar pouco mais da metade, graças às altas taxas de juros e à correção monetária do conhecido período inflacionário brasileiro.
Segundo o seu secretário de urbanismo, o engenheiro Luiz Carlos da Silveira Novais, por falhas de contrato e fiscalização, coube à prefeitura drenar e pavimentar vários conjuntos habitacionais, como os de Santos Dumont, Guaranhus, Novo México, Jardim Guadalajara e Araçás, obras que não estavam nas previsões de gastos da prefeitura por entender-se que seriam da competência dos construtores dos conjuntos residenciais.
Mesmo assim, com rara eficiência, realizou uma das mais profícuas administrações de âmbito social implantando ensino inteiramente gratuito para todos os jovens que cursavam o primeiro grau. Cita o engenheiro Luiz Carlos Novais que, segundo parecer da UFES, Vila Velha foi o município que melhor remunerou o magistério.
No campo da saúde pública, cumpriu eficiente programa de assistência médica, além de ter colocado um trailler médico odontológico percorrendo as regiões mais carentes.
Urbanizou a Praia da Costa com a construção de calçadão desde a praia da Sereia até a avenida Champagnat, e posterior calçamento até o pontal de Itapuã. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Julho 2023
11.2 Eletrônica
(1) https://www.morrodomoreno.com.br/materias/americo-bernardes-da-silveira.html