Identificação
Título

Frei Pedro Palácios

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

Busto

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Autoria/Execução
Autoria

Carlo Crepaz

Mini-biografia

Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália.

Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana.

Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)

Localização
Endereço

Rua Vasco Fernandes Coutinho

Bairro

Prainha

Município

Vila Velha

Espaço de Implementação

Convento da Penha

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/place/Convento+da+Penha/@-20.3293623,-40.2896439,17z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0xb816498a913f37:0xa2c5411362c10f93!8m2!3d-20.3293623!4d-40.287069!16zL20vMDMwOHE5?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3293623
Longitude: 40.2896439

Descrição física
Material

Pedra sabão

Assinatura

Sim

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
"Lê-se: Frei Pedro Palácios
Fundador do Convento"
Descrição da obra
Temática

Religiosidade

Dados Histórico

Sobre o homenageado:

Frade espanhol, nascido na vila de Medina do Rio Seco, próximo da cidade de Salamanca – Espanha, fervoroso devoto de Nossa Senhora, místico, amante da vida contemplativa, da vida isolamento em meditação, atento aos fenômenos da natureza… Ele foi o fundador do Convento de Nossa Senhora da Penha. Era um imitador do Pai São Francisco de Assis e, como ele, despojou-se de todas as posses para viver na simplicidade, na caridade e no recolhimento.

Segundo historiadores, foi um sonho que o impeliu a viajar para as terras do Brasil: nesse sonho apareceu-lhe um anjo que descia do céu e salvava da morte, num rio profundo, um grupo de pessoas prestes a afogar-se. O anjo os agarrara pelos cabelos e os trouxera para a margem. Esse sonho o impressionou e o fez pensar que era uma mensagem de Deus. Assim, conseguindo licença do seu superior, o frei Damião da Torre, embarcou para o Brasil, aportando em Porto Seguro Bahia, ainda capital da colônia, onde ficou como coadjutor dos missionários jesuítas. De lá, ao saber que não havia missionário da Ordem Franciscana na capitania do Espírito Santo, decidiu aportar em solo capixaba, encontrando desde o primeiro momento um campo fértil para seu santo projeto.

De acordo com a história, a devoção à Nossa Senhora das Alegrias era uma tradição dos franciscanos e o frei Pedro era dessa ordem. São Francisco de Assis, que deu origem aos franciscanos, tinha como objeto da sua contemplação e meditação das alegrias de Maria, ou seja, sete momentos em que o coração de Nossa Senhora se enche da mais profunda alegria. O quadro trazido da Europa que indicou o lugar onde seria construído o Convento, isso porque ele sumiu algumas vezes e sempre aparecia no alto do morro, entre duas palmeiras. Frei Pedro então entendeu que ali deveria construir uma Capela. E assim fez a primeira, em 1568, dedicada a São Francisco de Assis, onde foi pendurada a pintura. (2)

Registro Fotográfico
Autoria

Maria Gorete Peterle

Data do Registro

Junho 2024

Referências
Bibliográfica

(1) CEDOC/LEENA/UFES

Título – titulo-78 – Frei Pedro Palácios
Descrição – descricao-78 – Busto em Homenagem a Frei Pedro Palácios (1500-1570)
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Frei Pedro Palácios
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Busto
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao –
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Carlo Crepaz
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália. Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana. Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Vasco Fernandes Coutinho
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Prainha
4.3 Município – 4-3-municipio – Vila Velha
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Convento da Penha
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/place/Convento+da+Penha/@-20.3293623,-40.2896439,17z/data=!3m1!4b1!4m6!3m5!1s0xb816498a913f37:0xa2c5411362c10f93!8m2!3d-20.3293623!4d-40.287069!16zL20vMDMwOHE5?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3293623
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2896439
5.1 Material – 5-1-material – Pedra sabão
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Pequena (até 60 cm)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – "Lê-se: Frei Pedro Palácios Fundador do Convento"
6.1 Temática – 6-1-tematica – Religiosidade
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – Sobre o homenageado: Frade espanhol, nascido na vila de Medina do Rio Seco, próximo da cidade de Salamanca – Espanha, fervoroso devoto de Nossa Senhora, místico, amante da vida contemplativa, da vida isolamento em meditação, atento aos fenômenos da natureza… Ele foi o fundador do Convento de Nossa Senhora da Penha. Era um imitador do Pai São Francisco de Assis e, como ele, despojou-se de todas as posses para viver na simplicidade, na caridade e no recolhimento. Segundo historiadores, foi um sonho que o impeliu a viajar para as terras do Brasil: nesse sonho apareceu-lhe um anjo que descia do céu e salvava da morte, num rio profundo, um grupo de pessoas prestes a afogar-se. O anjo os agarrara pelos cabelos e os trouxera para a margem. Esse sonho o impressionou e o fez pensar que era uma mensagem de Deus. Assim, conseguindo licença do seu superior, o frei Damião da Torre, embarcou para o Brasil, aportando em Porto Seguro Bahia, ainda capital da colônia, onde ficou como coadjutor dos missionários jesuítas. De lá, ao saber que não havia missionário da Ordem Franciscana na capitania do Espírito Santo, decidiu aportar em solo capixaba, encontrando desde o primeiro momento um campo fértil para seu santo projeto. De acordo com a história, a devoção à Nossa Senhora das Alegrias era uma tradição dos franciscanos e o frei Pedro era dessa ordem. São Francisco de Assis, que deu origem aos franciscanos, tinha como objeto da sua contemplação e meditação das alegrias de Maria, ou seja, sete momentos em que o coração de Nossa Senhora se enche da mais profunda alegria. O quadro trazido da Europa que indicou o lugar onde seria construído o Convento, isso porque ele sumiu algumas vezes e sempre aparecia no alto do morro, entre duas palmeiras. Frei Pedro então entendeu que ali deveria construir uma Capela. E assim fez a primeira, em 1568, dedicada a São Francisco de Assis, onde foi pendurada a pintura. (2)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Junho 2024
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) CEDOC/LEENA/UFES
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica – (2) https://conventodapenha.org.br/historia-quem-foi-pedro-palacios/
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21 de junho de 2022 by   

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