Frei Pedro Palácios 2
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Frei Pedro Palácios 2
Descrição
Escultura em Homenagem ao Frei Pedro Palácios (1500-1570).
1.1 Título da Obra
Frei Pedro Palácios 2
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
4.1 Endereço
Praça Frei Pedro Palácio
4.2 Bairro
Prainha
4.3 Município
Vila Velha
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3291376
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.290438
5.1 Material
Pedra Sabão
5.5 Escala
Média (até escala humana)
5.6 Assinatura
Não identificada
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
"Gratidão do povo capixaba ao frei Pedro Palácios que legou ao Espírito Santo o mais glorioso monumento de fé e de cultura.
1570-1970"
6.1 Temática
Religiosidade
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Frade espanhol, nascido na vila de Medina do Rio Seco, próximo da cidade de Salamanca – Espanha, fervoroso devoto de Nossa Senhora, místico, amante da vida contemplativa, da vida isolamento em meditação, atento aos fenômenos da natureza… Ele foi o fundador do Convento de Nossa Senhora da Penha. Era um imitador do Pai São Francisco de Assis e, como ele, despojou-se de todas as posses para viver na simplicidade, na caridade e no recolhimento.
Segundo historiadores, foi um sonho que o impeliu a viajar para as terras do Brasil: nesse sonho apareceu-lhe um anjo que descia do céu e salvava da morte, num rio profundo, um grupo de pessoas prestes a afogar-se. O anjo os agarrara pelos cabelos e os trouxera para a margem. Esse sonho o impressionou e o fez pensar que era uma mensagem de Deus. Assim, conseguindo licença do seu superior, o frei Damião da Torre, embarcou para o Brasil, aportando em Porto Seguro Bahia, ainda capital da colônia, onde ficou como coadjutor dos missionários jesuítas. De lá, ao saber que não havia missionário da Ordem Franciscana na capitania do Espírito Santo, decidiu aportar em solo capixaba, encontrando desde o primeiro momento um campo fértil para seu santo projeto.
De acordo com a história, a devoção à Nossa Senhora das Alegrias era uma tradição dos franciscanos e o frei Pedro era dessa ordem. São Francisco de Assis, que deu origem aos franciscanos, tinha como objeto da sua contemplação e meditação das alegrias de Maria, ou seja, sete momentos em que o coração de Nossa Senhora se enche da mais profunda alegria. O quadro trazido da Europa que indicou o lugar onde seria construído o Convento, isso porque ele sumiu algumas vezes e sempre aparecia no alto do morro, entre duas palmeiras. Frei Pedro então entendeu que ali deveria construir uma Capela. E assim fez a primeira, em 1568, dedicada a São Francisco de Assis, onde foi pendurada a pintura. (1)
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Julho 2023
11.2 Eletrônica
(1) https://conventodapenha.org.br/historia-quem-foi-pedro-palacios/