Identificação
Título

Planisfério

Categoria

Muralismo

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1968

Autoria/Execução
Autoria

Marian Rabello

Mini-biografia

Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura - contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural.
Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar-Lanches Vitoria hoie demalido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória ; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fibrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirto Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte.
Fonte: Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.

Localização
Endereço

Rua Coronel Sodré, 10

Bairro

Centro

Município

Vila Velha

CEP

29100-080

Espaço de Implementação

Fachada externa da residência

Descrição física
Material

azulejos, cristais, botões e fios de cobre

Técnica

Pintura sobre azulejo, vidro, cristais, botões e fios de cobre

Dimensões

3,03 x 1,36 m

Assinatura

Sim

Placa/Inscrições
Não
Descrição da obra
Dados Histórico

O projeto da obra foi oferecido pela artista à antiga Western Telegraph, posterior Telest -Telecomunicações do Espírito Santo S/A. sendo aceito e executado no ano de 1968 o painel que foi destinado a decoração de interior do centro de atendimento ao assinante. Em uma de suas reformas o painel foi retirado e posteriormente doado em comum acordo com a artista ao atual proprietário.

Regime de Propriedade
Propriedade

Privada

Tipo de Proteção

Municipal / individual

Estado de Conservação
Estado de Conservação

Bom

Comentários/Observações

- Originalmente a obra possuía fios de cobre que ligavam os continentes, representando as telecomunicações. Mas esses fios foram retirados.
- Foi retirada a 10ª linha de azulejos (na horizontal), que continha a assinatura da artista.

Estado de Preservação
Preservação

Pouco alterado

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Julho 2023

Título – titulo-78 – Planisfério
Descrição – descricao-78 – Mural de azulejos em forma do mapa mundi instalado na parede da antiga Telest
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Planisfério
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Muralismo
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1968
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Marian Rabello
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura - contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural. Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar-Lanches Vitoria hoie demalido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória ; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fibrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirto Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte. Fonte: Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Coronel Sodré, 10
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vila Velha
4.4 CEP – 4-4-cep – 29100-080
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Fachada externa da residência
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps –
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude –
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude –
5.1 Material – 5-1-material – azulejos, cristais, botões e fios de cobre
5.2 Técnica – 5-2-tecnica – Pintura sobre azulejo, vidro, cristais, botões e fios de cobre
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 3,03 x 1,36 m
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura –
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Não
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao –
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – O projeto da obra foi oferecido pela artista à antiga Western Telegraph, posterior Telest -Telecomunicações do Espírito Santo S/A. sendo aceito e executado no ano de 1968 o painel que foi destinado a decoração de interior do centro de atendimento ao assinante. Em uma de suas reformas o painel foi retirado e posteriormente doado em comum acordo com a artista ao atual proprietário.
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Privada
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao – Municipal / individual
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao – Bom
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes – - Originalmente a obra possuía fios de cobre que ligavam os continentes, representando as telecomunicações. Mas esses fios foram retirados. - Foi retirada a 10ª linha de azulejos (na horizontal), que continha a assinatura da artista.
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao – Pouco alterado
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Julho 2023
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
26 de junho de 2022 por   

Anexos

antes
depois