Alegoria da Indústria
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Alegoria da Indústria
Descrição
Escultura em mármore Carrara apresenta a alegoria de uma mulher jovem empunhando uma marreta na mão direito e segurando um esquadro na esquerda.
1.1 Título da Obra
Alegoria da Indústria
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Vulto pleno
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1912
3.1 Autoria
Pedro Gianordoli e Ferdinando Gianordoli
4.1 Endereço
Praça João Clímaco
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3214598
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.3392196,
5.1 Material
Mármore carrara e pedestal em granito amarelo capri apicoado
5.2 Técnica
Cinzelação
5.5 Escala
Média (até escala humana)
5.6 Assinatura
Sim
5.7 Placa/Inscrições
Não
6.2 Descrição Formal
Escultura em mármore de Carrara, assentada sobre pedestal de granito amarelo capri apicoado, possui diversos elementos que simbolizam a indústria. Localiza-se na Praça João Clímaco, ao lado do Palácio Anchieta e apresenta a alegoria de uma mulher jovem, esculpida em mármore e que empunha uma marreta na mão direita e segura um esquadro na mão esquerda. Além desses símbolos, podemos identificar uma bigorna e um alicate sob os seus pés e uma engrenagem (polia dentada) na parte posterior.
Apresenta como inscrição, assinatura na parte da frente da base "Gianordoli". A escultura possui cerca de 2,10 m de altura e seu pedestal 1,30 m de altura a partir do canteiro inclinado onde está implantada. Foi restaurada em 2019.
6.3 Dados Históricos
No Espírito Santo, o início do processo de industrialização aconteceu no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), e essa escultura, localizada ao lado do Palácio do Governo, foi mandada erigir no final de seu mandato. O monumento representa esse esforço de substituição de uma política econômica baseada na monocultura cafeeira, apostando na diversificação por meio da criação de indústrias no estado. Jerônimo Monteiro criou a Companhia Industrial do Espírito Santo, empresa que controlou vários estabelecimentos instalados na região de Itapemirim, na região sul do estado: uma usina de açúcar (Paineiras), uma fábrica de tecidos (Tecisa), uma de cimento, uma de papel, uma de óleos lubrificantes, uma serraria industrial, além de uma usina hidrelétrica (Rio Fruteiras). Devido a problemas de infraestrutura de transporte e escoamento da produção e reduzido mercado consumidor interno, muitos desses empreendimentos não prosperaram.
CURIOSIDADES
Apesar de localizar-se em canteiro da Praça João Clímaco, o monumento integra e complementa o conjunto de alegorias instaladas na escadaria Bárbara Lindenberg, cujo projeto foi inspirado no estilo Luís XVI e que foi construída pelo engenheiro francês Justin Norbert (1849-1931), conforme contrato firmado em 1912 com o Governo do Estado do Espirito Santo. (1)
7.1 Propriedade
Pública
8.1 Estado de conservação
Bom
10.1 Autoria
Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(1) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.