Monumento ao Ano Internacional da Paz
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Monumento ao Ano Internacional da Paz
Descrição
Monumento simbolizando o planeta Terra, foi ofertado pela comunidade Bahai de
Vitória, em comemoração ao Ano Internacional da Paz.
1.1 Título da Obra
Monumento ao Ano Internacional da Paz
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1987
3.1 Autoria
Gregório Repsold (projeto) e loannís A. Zavoudakis (execução)
3.5 Mini-biografia
Ioannis nasceu na Grécia, em 1940, período em que seu país travava uma batalha contra a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ficou órfão aos dois anos e foi morar num orfanato, pois a Grécia havia sido devastada pelo conflito.
Aos 20 anos, decidiu emigrar para o Brasil, chegando aqui em 1961, quando trabalhou, inicialmente, como metalúrgico no Rio de Janeiro. Ioannis explica por que decidiu vir para o Espírito Santo. “Sou meio místico, e Vitória do Espírito Santo é um nome único”, afirmou.
O artista é autor de obras como a cruz da Praça do Papa, o mapa mundi da Praça dos Namorados, a estátua de Iemanjá do píer de Camburi e o Monumento à Grécia da Praça dos Desejos, todas em Vitória, além de vários bustos e mosaicos, produzidos no seu ateliê, em Jacaraípe, Serra.
Ioannis criou a Associação dos Artesãos Capixabas e foi presidente da Comunidade Helênica no Espírito Santo diversas vezes. O programa traz ainda entrevistas com amigos do artista, como o advogado Edmar Simões, e o artista plástico francês Gilbert Chaudanne.(1)
4.1 Endereço
Praça dos Namorados
4.2 Bairro
Praia do Canto
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3020123
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2916927
5.1 Material
Concreto armado recobertas com mosaicos de vidro colorido.
5.3 Dimensões
Aproximadamente, 1,00 m de altura e 7,15 m de diâmetro.
6.2 Descrição Formal
A obra é constituída de duas meias esferas em concreto armado recobertas com mosaicos de vidro colorido, representando os hemisférios do planeta terra.
6.3 Dados Históricos
Desde 1957, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a UNESCO implementa, dentre os países que aderem às campanhas, o chamado Ano Internacional. Assim, 1986 foi eleito pela Organização das Nações Unidas o Ano Internacional da Paz. O monumento celebra esse momento e a possibilidade de união de todos os povos em torno de um projeto de paz.
A obra foi construída sob encomenda da Comunidade Internacional Fé Bahá'í, uma organização não governamental ligada à Fé Bahá'í e que atua no sentido de disseminar um dos princípios do seu fundador, Bahá'u'lláh (1817-1892), que proclama que "a terra é um país e a humanidade, seus cidadãos".
No projeto original executado, havia um lago de formas irregulares que circundava o monumento e que foi desativado, sendo substituído por um gramado. (2)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.