Identificação
Título

Cel. Antenor Guimarães

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

Busto

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1955

Autoria/Execução
Autoria

Carlo Crepaz

Mini-biografia

O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra:
Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuose ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália. Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana.
Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas.
Fonte: CEDOC/LEENA/UFES

Localização
Endereço

Praça Francisco Teixeira da Cruz

Bairro

Centro

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Praça

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3215857,-40.336404,3a,75y,91.75h,90t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipPqhgd_I94ra5MtYhiwM9y1sqxgj_1wRzrE94jl!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipPqhgd_I94ra5MtYhiwM9y1sqxgj_1wRzrE94jl%3Dw203-h100-k-no-pi-0-ya91.86366-ro-0-fo100!7i6000!8i3000?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3215857
Longitude: 40.336404

Descrição física
Material

Busto executado em bronze e assentado sobre pedestal de alvenaria com revestimento de granitina cinza.

Técnica

Fundição

Dimensões

O busto e sua base tem, aproximadamente, 62cm e 186cm de altura, respectivamente.

Assinatura

Sim

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se assinado no ombro esquerdo: “Crepaz”. Pedestal: “Ao Cel. Antenor Guimarães. Homenagem do povo e Governo do Espírito Santo 30 - 1 – 1955”.
Descrição da obra
Dados Histórico

Sobre o homenageado:
Antenor Guimarães nasceu em 29/02/1872, no Rio de Janeiro e faleceu em Vitória, no dia 13/02/1932, conforme relata o jornal Diário da Manhã, do dia 16/02/1932. A Associação Comercial local prestou homenagem ao seu importante sócio, encerrando as atividades das lojas ao meio dia nessa data.

Foi um empresário capixaba, comerciante e exportador de café, com grande espírito empreendedor e visionário. Investiu em fornecimento de infraestrutura, especialmente no serviço de transportes (marítimos e terrestres - rodoviários e ferroviários) e limpeza pública.
Construiu o palacete conhecido como Vila Oscarina, no Parque Moscoso.

A confecção do monumento foi iniciativa do Governo do Espírito Santo para homenagear esse grande empreendedor local.

A vida de Antenor Guimarães confunde-se com as sucessivas empresas que fundou, notadamente a que leva o seu nome: Antenor Guimarães & Cia. Ltda. Desde a sua fundação, a empresa se caracterizou pela sua ação empreendedora, em consonância com os objetivos de desenvolvimento econômico e social da cidade de Vitória.

Fonte: Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Setembro/23

Título – titulo-79 – Cel. Antenor Guimarães
Descrição – descricao-79 – Busto do Cel Antenor Guimarães.
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Cel. Antenor Guimarães
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Busto
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1955
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Carlo Crepaz
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra: Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuose ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália. Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana. Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. Fonte: CEDOC/LEENA/UFES
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Praça Francisco Teixeira da Cruz
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Praça
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3215857,-40.336404,3a,75y,91.75h,90t/data=!3m8!1e1!3m6!1sAF1QipPqhgd_I94ra5MtYhiwM9y1sqxgj_1wRzrE94jl!2e10!3e11!6shttps:%2F%2Flh5.googleusercontent.com%2Fp%2FAF1QipPqhgd_I94ra5MtYhiwM9y1sqxgj_1wRzrE94jl%3Dw203-h100-k-no-pi-0-ya91.86366-ro-0-fo100!7i6000!8i3000?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3215857
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.336404
5.1 Material – 5-1-material – Busto executado em bronze e assentado sobre pedestal de alvenaria com revestimento de granitina cinza.
5.2 Técnica – 5-2-tecnica – Fundição
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – O busto e sua base tem, aproximadamente, 62cm e 186cm de altura, respectivamente.
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Média (até escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Sim
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se assinado no ombro esquerdo: “Crepaz”. Pedestal: “Ao Cel. Antenor Guimarães. Homenagem do povo e Governo do Espírito Santo 30 - 1 – 1955”.
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – Sobre o homenageado: Antenor Guimarães nasceu em 29/02/1872, no Rio de Janeiro e faleceu em Vitória, no dia 13/02/1932, conforme relata o jornal Diário da Manhã, do dia 16/02/1932. A Associação Comercial local prestou homenagem ao seu importante sócio, encerrando as atividades das lojas ao meio dia nessa data. Foi um empresário capixaba, comerciante e exportador de café, com grande espírito empreendedor e visionário. Investiu em fornecimento de infraestrutura, especialmente no serviço de transportes (marítimos e terrestres - rodoviários e ferroviários) e limpeza pública. Construiu o palacete conhecido como Vila Oscarina, no Parque Moscoso. A confecção do monumento foi iniciativa do Governo do Espírito Santo para homenagear esse grande empreendedor local. A vida de Antenor Guimarães confunde-se com as sucessivas empresas que fundou, notadamente a que leva o seu nome: Antenor Guimarães & Cia. Ltda. Desde a sua fundação, a empresa se caracterizou pela sua ação empreendedora, em consonância com os objetivos de desenvolvimento econômico e social da cidade de Vitória. Fonte: Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Setembro/23
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
  • Cel. Antenor Guimarães

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10 de setembro de 2023 por   

Anexos

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