Colibri de Prata
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Colibri de Prata
Descrição
Monumento em homenagem aos corretores de imóveis do Espirito Santo. O monumento retrata um colibri ou beija-flor em pleno voo. A escultura do pássaro é suportada por um tubo metálico pintado na cor preta.
1.1 Título da Obra
Colibri de Prata
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
2008
3.1 Autoria
Ioannis A. Zavoudakis
3.5 Mini-biografia
Ioannis nasceu na Grécia, em 1940, período em que seu país travava uma batalha contra a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ficou órfão aos dois anos e foi morar num orfanato, pois a Grécia havia sido devastada pelo conflito.
Aos 20 anos, decidiu emigrar para o Brasil, chegando aqui em 1961, quando trabalhou, inicialmente, como metalúrgico no Rio de Janeiro. Ioannis explica por que decidiu vir para o Espírito Santo. “Sou meio místico, e Vitória do Espírito Santo é um nome único”, afirmou.
O artista é autor de obras como a cruz da Praça do Papa, o mapa mundi da Praça dos Namorados, a estátua de Iemanjá do píer de Camburi e o Monumento à Grécia da Praça dos Desejos, todas em Vitória, além de vários bustos e mosaicos, produzidos no seu ateliê, em Jacaraípe, Serra.
Ioannis criou a Associação dos Artesãos Capixabas e foi presidente da Comunidade Helênica no Espírito Santo diversas vezes. O programa traz ainda entrevistas com amigos do artista, como o advogado Edmar Simões, e o artista plástico francês Gilbert Chaudanne. (1)
4.1 Endereço
Praça entre a Av. Fernando Ferrari e Av. Adalberto Simão Nader
4.2 Bairro
Goiabeiras
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.2652713
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2968099
5.1 Material
Metal pintado com base de concreto revestida de placas de granito preto polido
5.3 Dimensões
A escultura está suspensa a 04 m do solo.
5.5 Escala
Pequena (até 60 cm)
5.6 Assinatura
Sim
6.2 Descrição Formal
Monumento em homenagem aos corretores de imóveis do Espirito Santo. O monumento retrata um colibri ou beija-flor em pleno voo. A escultura do pássaro é suportada por um tubo metálico pintado na cor preta.
6.3 Dados Históricos
Sobre o Colibri:
O colibri Glaucis Hirsuta é o símbolo dos corretores de imóveis, conforme a resolução n° 126/81 do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Por ser o pássaro que mais assemelha-se aos profissionais que Intermediam transações imobiliárias na luta pela sobrevivência, o colibri ou beija-flor passou a ser símbolo do corretor de Imóveis. Segundo o COFECI, o corretor de Imóveis intermedia duas fases de um processo de comercialização de determinado produto (Imóvel), que abriga e proporciona conforto para as pessoas. Assim como o colibri, que intermedia processos da natureza, visto que realiza a transformação da flor em fruto pela polinização cruzada, por meio de suas visitas constantes à procura do néctar.
Outra semelhança entre o colibri e o corretor de Imóveis é que, ao voar em torno de cada flor, o beija-flor não invade a corola, nem pousa sobre as pétalas, retirando de cada flor apenas o que realmente necessita para a sua sobrevivência.
E assim é com o corretor: de Imóvel em Imóvel, diariamente, ele almeja concretizar negócios que, com muito esforço, resulta positivamente, semeando novas oportunidades e novos lares. Assim como o colibri contribui para a natureza, o corretor colabora para o desenvolvimento da sociedade.
A sugestão de que o símbolo dos corretores de Imóveis fosse o colibri Glaucis Hirsuta foi do ecologista capixaba Augusto Ruschi. (2)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
foto obtida no Google maps
11.1 Bibliográfica
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.