Cruz Reverente
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Cruz Reverente
Descrição
Monumento em homenagem à visita do Papa João Paulo XII ao Espírito Santo.
1.1 Título da Obra
Cruz Reverente
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
19/10/1991
3.1 Autoria
Ioannis A. Zavoudakis
3.5 Mini-biografia
Ioannis nasceu na Grécia, em 1940, período em que seu país travava uma batalha contra a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ficou órfão aos dois anos e foi morar num orfanato, pois a Grécia havia sido devastada pelo conflito.
Aos 20 anos, decidiu emigrar para o Brasil, chegando aqui em 1961, quando trabalhou, inicialmente, como metalúrgico no Rio de Janeiro. Ioannis explica por que decidiu vir para o Espírito Santo. “Sou meio místico, e Vitória do Espírito Santo é um nome único”, afirmou.
O artista é autor de obras como a cruz da Praça do Papa, o mapa mundi da Praça dos Namorados, a estátua de Iemanjá do píer de Camburi e o Monumento à Grécia da Praça dos Desejos, todas em Vitória, além de vários bustos e mosaicos, produzidos no seu ateliê, em Jacaraípe, Serra.
Ioannis criou a Associação dos Artesãos Capixabas e foi presidente da Comunidade Helênica no Espírito Santo diversas vezes. O programa traz ainda entrevistas com amigos do artista, como o advogado Edmar Simões, e o artista plástico francês Gilbert Chaudanne. (1)
4.1 Endereço
Praça do Papa
4.2 Bairro
Enseada do Suá
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.317408
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2938663
5.1 Material
Aço sobre base de concreto armado revestido com granito serrado
5.3 Dimensões
A cruz e o seu pedestal tem, aproximadamente, 12,00 m e 2,34 m de altura, respectivamente.
5.5 Escala
Colossal (maior que 5 metros)
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
"Monumento comemorativo da visita de sua Santidade Papa João Paulo II ao Espírito Santo 19-10-91".
6.2 Descrição Formal
Monumento em homenagem à visita do Papa João Paulo XII ao Espírito Santo.
Trata-se de uma cruz latina estilizada idealizada para marcar o local da missa campal do Papa João Paulo II em sua visita pastoral à cidade de Vitória.
A obra é constituída por uma cruz de aço em forma curvilínea. No alto, ao centro da composição, há a escultura de uma bomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade.
Sua base é de concreto armado revestido com granito serrado, onde encontramos dois mosaicos em vidrotil: um representando o escudo papal e outro o símbolo do Estado do Espírito Santo. (2)
6.3 Dados Históricos
Em 1991 o Espírito Santo recebeu a visita do Papa João Paulo 11. Cerca de 200 mil fiéis lotaram o local que hoje é chamado de Praça do Papa, em Vitória, para participar da missa celebrada pela maior autoridade religiosa católica.
A passagem do Papa pelo Espírito Santo durou aproximadamente duas horas e 30 minutos e foi registrada pelos veículos de imprensa.
O Papa também visitou o bairro São Pedro, na época uma das regiões mais pobres da capital. Debaixo de forte chuva, João Paulo II fez um emocionante discurso e doou 100 mil dólares para a igreja. O Centro de Formação da Paróquia São Pedro Apóstolo, onde são realizados cursos e ficam localizadas a secretaria e casa do padre, foi construído com parte dos recursos doados e leva o nome do pontífice.
loannis A. Zavoudakis , escultor grego autor do projeto, explica que ela foi projetada na cor verde, no intuito de representar as matas do Espírito Santo, mas pouco tempo depois, após algumas reformas de manutenção, acabou sendo pintada de branco. Com isso, em 2019, no processo de restauração da PMV em parceria com o Instituto Gola, a cruz retomou a sua cor original. (3)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(2 e 3) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.