Identificação
Título

Desembargador Afonso Cláudio de Freitas Rosa

Categoria

Escultura Pública

Subcategoria

Busto

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

1961

Autoria/Execução
Autoria

Carlo Crepaz

Mini-biografia

O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra:

Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália.

Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana.

Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)

Localização
Endereço

Praça Costa Pereira

Bairro

Centro

Município

Vitoria

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3200152,-40.3351744,3a,65y,269.6h,91.41t/data=!3m6!1e1!3m4!1sQuTNvoiKXTd4UFGkxSn4Xw!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3200152
Longitude: 40.3351744

Descrição física
Material

Bronze, Granito e Ouro Velho apicoado.

Técnica

Fundição

Dimensões

O busto e o pedestal possuem, aproximadamente, 80 cm e 2,35 m de altura, respectivamente.

Assinatura

Não identificada

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se: “Desembargador Afonso Cláudio homenagem do governo do Estado 1961”.
Descrição da obra
Dados Histórico

Sobre o homenageado:

Afonso Cláudio de Freitas Rosa nasceu em Santa Leopoldina/ES em 02/08/1859 e faleceu no Rio de Janeiro, em 16/06/1934. Foi o primeiro Presidente do Estado (governador) do Espírito Santo após a Proclamação da República, permanecendo no cargo menos de dois meses (de 22/11/1889 a 07/01/1990). Foi substituído por José Horácio Costa, seu vice. De qualquer forma, seu nome já estava inscrito na história do Espírito Santo como um homem revolucionário, que lutava contra a escravidão e pelo fim do regime monárquico no Brasil.

Professor de Direito, Historiador e Escritor, foi membro fundador da Academia Espírito-santense de Letras, ocupando a primeira cadeira.

Em 1891, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo, atuando como presidente dessa instituição em 1892 e 1918. No dia 20 de novembro de 1890, Afondo Cláudio é homenageado também ao batizar com seu nome o município recém criado na região serrana do Espírito Santo, desmembrado de Santa Leopoldina (Lei Estadual n® 53, de 20-11 -1890). (2)

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Agosto 23

Referências
Bibliográfica

(1) CEDOC/LEENA/UFES
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.

Título – titulo-79 – Desembargador Afonso Cláudio de Freitas Rosa
Descrição – descricao-79 – Busto do desembargador Afonso Cláudio de Freitas Rosa (Santa Leopoldina, 2 de agosto de 1859— Rio de Janeiro, 16 de junho de 1934).
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Desembargador Afonso Cláudio de Freitas Rosa
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria – Busto
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 1961
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Carlo Crepaz
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – O Artista Carlo Crepaz e aspectos da sua obra: Nascido na pequena Ortisei, interior da Itália, em setembro de 1911 e falecendo na cidade de Val Gardena, cidade natal de sua esposa Flora, em setembro de 1992, esse virtuoso ítalo brasileiro, seguiu os passos do pai, o escultor Jakob, que não só o inspirou, como possibilitou que ele estudasse e posteriormente se tornasse professor, ainda na Itália. Muito jovem, Crepaz foi enviado a Alemanha nazista, como todo jovem italiano, no calor da Segunda Guerra Mundial. Esse é um capitulo especialmente revelador do caráter desse homem e artista, no amargor da luta sangrenta e do ceifar de vidas e mutilar de corpos, ele pôde utilizar de sua arte em benefício do ser humano, não importando sua nacionalidade. Como escultor em meio de uma Guerra, Crepaz utilizou de seu conhecimento de anatomia e escultura, o que possibilitou que trabalhasse numa fábrica na confecção de próteses ortopédicas para os feridos de guerra. Foram milhares e nesse sentido, a arte ocupou seu espaço humanitário num território de uma guerra insana. Carlo Crepaz, vem para o Espírito Santo em meados dos anos de 1950; sempre foi um observador do cotidiano, retomando suas vivências na Itália e Alemanha. Crepaz destacou-se pela sua sensibilidade e domínio da arte clássica no seu fazer escultórico. Chegando a Vitória no início da década de 1950, para serviços específicos no Santuário de Santo Antônio, ele morou no bairro de mesmo nome, onde também se localizava seu Ateliê. Seu trabalho sempre foi muito requisitado pelas autoridades locais e continua exposto em diversos espaços públicos de Vitória, compondo a ecologia urbana da capital. Em sua trajetória em terras capixabas, lecionou na Escola Pavoniana de Vitória (que o trouxe da Itália para finalizar as obras no Santuário de Santo Antônio), bem como na Escola de Belas Artes do ES e Universidade Federal do Espirito Santo. Seus primeiros trabalhos para a Escola Pavoniana envolveram obras em seu prédio e objetos e pinturas na igreja. Na Escola de Belas Artes, foi responsável pela disciplina de escultura e por formar toda uma geração de escultores capixabas. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Praça Costa Pereira
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Centro
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao –
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3200152,-40.3351744,3a,65y,269.6h,91.41t/data=!3m6!1e1!3m4!1sQuTNvoiKXTd4UFGkxSn4Xw!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3200152
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.3351744
5.1 Material – 5-1-material – Bronze, Granito e Ouro Velho apicoado.
5.2 Técnica – 5-2-tecnica – Fundição
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – O busto e o pedestal possuem, aproximadamente, 80 cm e 2,35 m de altura, respectivamente.
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Pequena (até 60 cm)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura – Não identificada
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: “Desembargador Afonso Cláudio homenagem do governo do Estado 1961”.
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal –
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – Sobre o homenageado: Afonso Cláudio de Freitas Rosa nasceu em Santa Leopoldina/ES em 02/08/1859 e faleceu no Rio de Janeiro, em 16/06/1934. Foi o primeiro Presidente do Estado (governador) do Espírito Santo após a Proclamação da República, permanecendo no cargo menos de dois meses (de 22/11/1889 a 07/01/1990). Foi substituído por José Horácio Costa, seu vice. De qualquer forma, seu nome já estava inscrito na história do Espírito Santo como um homem revolucionário, que lutava contra a escravidão e pelo fim do regime monárquico no Brasil. Professor de Direito, Historiador e Escritor, foi membro fundador da Academia Espírito-santense de Letras, ocupando a primeira cadeira. Em 1891, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo, atuando como presidente dessa instituição em 1892 e 1918. No dia 20 de novembro de 1890, Afondo Cláudio é homenageado também ao batizar com seu nome o município recém criado na região serrana do Espírito Santo, desmembrado de Santa Leopoldina (Lei Estadual n® 53, de 20-11 -1890). (2)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Agosto 23
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1) CEDOC/LEENA/UFES (2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
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12 de novembro de 2022 por   

Anexos

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