Experimento Nido
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Experimento Nido
Descrição
FICHA TÉCNICA
Experimento Nido, 2020.
Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi.
Obra doada por Nova Cidade Empreendimentos
Curadoria Matias Brotas arte contemporânea
1.1 Título da Obra
Experimento Nido
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
2020
3.1 Autoria
Sandro Novaes
3.5 Mini-biografia
Artista visual, investigador e docente, Bacharel e mestre em Artes pela UFES, mestre em Producción y investigación en arte e doutor em Historia y Artes pela Universidade de Granada na Espanha. Trabalha com desenho, gravura, escultura e instalação. Em sua produção visual investiga as questões relacionadas com a compreensão do tempo, espacialidade, imaterialidade e as relações fenomenológicas entre obra e espectador. Representado pela galeria Matias Brotas Arte Contemporânea (vitória / ES) e membro da associação / grupo de pesquisa: En Los bordes, arte público y arte em vivo (Granada, Espanha). (1)
4.1 Endereço
Rua Marília de Resende Scarton
4.2 Bairro
Enseada do Suá
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Parque Cultural Reserva Vitoria
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.311507
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2854935
5.1 Material
Tubos de aço e pintura epoxi
5.5 Escala
Grande (acima da escala humana)
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se:
"SANDRO NOVAES
EXPERIMENTO
NIDO
FICHA TÉCNICA
Experimento Nido, 2020.
Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi.
Obra doada por Nova Cidade Empreendimentos
Curadoria Matias Brotas arte contemporânea
A obra "Experimento Nido" remete a um aparente emaranhado caótico de linhas em monocromia e segue uma forma labiríntica.
No ritmo do gesto e do tempo, em movimentos repetitivos, o artista propõe a visualidade de um círculo conectado pela construção de vazios, pela interrupção das linhas.
Uma instalação que convida a imersão do público ao emaranhado criado por Sandro Novaes, como um grande ninho que abriga aquele que se propõe a vivenciá-la, para além da dimensão distante e meramente contemplativa da obra de arte.
Sandro Novaes - Vila Velha, 1976.
@sandronovaesarte"
6.2 Descrição Formal
PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA:
"Sob uma primeira mirada, o trabalho nos remete imediatamente a um emaranhado caótico de linhas em monocromia. Porém, essa aparência labiríntica segue um ritmo, o ritmo do gesto e do tempo, por meio da construção seriada que faz alusão, em primeiro lugar, ao desenho; ao risco; um movimento repetitivo exaustivo que constrói linha por linha uma visualidade circular que no fim podemos comparar e usar como referência, tanto visual como conceitual, a um ninho de pássaros e as construções orgânicas da natureza, por sua aparência e também pela possibilidade de abrigar aquele que se aventura a participar e caminhar por dentro da obra.
Com características minimalistas, dá a ver um sistema visual que abstrai o módulo linha reta e permite a interação espectador – obra, onde a possibilidade de interação incentiva a percepção de infinitas possibilidades de composição pelo simples deambular interativo com o trabalho.
A escultura segue as diretrizes da arte minimalista: a ideia de escolher um módulo (a linha reta) e repeti-lo até o quase desaparecimento deste módulo em favor do surgimento de um sistema visual complexo. Porém ela se adianta e cria um artificio fenomenológico que constrói um diálogo direto com a arte contemporânea brasileira, pioneira na relação de participação entre espectador e obra, criando um espaço penetrável que possibilita o deambular do observador por dentro da obra e o apresentado um tipo de percepção distinta da simples passividade contemplativa." (2)
7.1 Propriedade
Pública
8.1 Estado de conservação
Bom
10.1 Autoria
Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro
abril 2024
11.1 Bibliográfica
(1 e 2) - Dados fornecidos pelo próprio artista