Identificação
Título

Experimento Nido

Categoria

Escultura Pública

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

2020

Autoria/Execução
Autoria

Sandro Novaes

Mini-biografia

Artista visual, investigador e docente, Bacharel e mestre em Artes pela UFES, mestre em Producción y investigación en arte e doutor em Historia y Artes pela Universidade de Granada na Espanha. Trabalha com desenho, gravura, escultura e instalação. Em sua produção visual investiga as questões relacionadas com a compreensão do tempo, espacialidade, imaterialidade e as relações fenomenológicas entre obra e espectador. Representado pela galeria Matias Brotas Arte Contemporânea (vitória / ES) e membro da associação / grupo de pesquisa: En Los bordes, arte público y arte em vivo (Granada, Espanha). (1)

Localização
Endereço

Rua Marília de Resende Scarton

Bairro

Enseada do Suá

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Parque Cultural Reserva Vitoria

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.311507
Longitude: 40.2854935

Descrição física
Material

Tubos de aço e pintura epoxi

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
"SANDRO NOVAES
EXPERIMENTO
NIDO
FICHA TÉCNICA
Experimento Nido, 2020.
Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi.
Obra doada por Nova Cidade Empreendimentos
Curadoria Matias Brotas arte contemporânea

A obra "Experimento Nido" remete a um aparente emaranhado caótico de linhas em monocromia e segue uma forma labiríntica.

No ritmo do gesto e do tempo, em movimentos repetitivos, o artista propõe a visualidade de um círculo conectado pela construção de vazios, pela interrupção das linhas.

Uma instalação que convida a imersão do público ao emaranhado criado por Sandro Novaes, como um grande ninho que abriga aquele que se propõe a vivenciá-la, para além da dimensão distante e meramente contemplativa da obra de arte.

Sandro Novaes - Vila Velha, 1976.
@sandronovaesarte"
Descrição da obra
Descrição Formal

PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA:

"Sob uma primeira mirada, o trabalho nos remete imediatamente a um emaranhado caótico de linhas em monocromia. Porém, essa aparência labiríntica segue um ritmo, o ritmo do gesto e do tempo, por meio da construção seriada que faz alusão, em primeiro lugar, ao desenho; ao risco; um movimento repetitivo exaustivo que constrói linha por linha uma visualidade circular que no fim podemos comparar e usar como referência, tanto visual como conceitual, a um ninho de pássaros e as construções orgânicas da natureza, por sua aparência e também pela possibilidade de abrigar aquele que se aventura a participar e caminhar por dentro da obra.

Com características minimalistas, dá a ver um sistema visual que abstrai o módulo linha reta e permite a interação espectador – obra, onde a possibilidade de interação incentiva a percepção de infinitas possibilidades de composição pelo simples deambular interativo com o trabalho.

A escultura segue as diretrizes da arte minimalista: a ideia de escolher um módulo (a linha reta) e repeti-lo até o quase desaparecimento deste módulo em favor do surgimento de um sistema visual complexo. Porém ela se adianta e cria um artificio fenomenológico que constrói um diálogo direto com a arte contemporânea brasileira, pioneira na relação de participação entre espectador e obra, criando um espaço penetrável que possibilita o deambular do observador por dentro da obra e o apresentado um tipo de percepção distinta da simples passividade contemplativa." (2)

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Estado de Conservação
Estado de Conservação

Bom

Registro Fotográfico
Autoria

Maria Gorete Peterle

Data do Registro

abril 2024

Referências
Bibliográfica

(1 e 2) - Dados fornecidos pelo próprio artista

Título – titulo-79 – Experimento Nido
Descrição – descricao-79 – FICHA TÉCNICA Experimento Nido, 2020. Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi. Obra doada por Nova Cidade Empreendimentos Curadoria Matias Brotas arte contemporânea
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Experimento Nido
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2020
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Sandro Novaes
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Artista visual, investigador e docente, Bacharel e mestre em Artes pela UFES, mestre em Producción y investigación en arte e doutor em Historia y Artes pela Universidade de Granada na Espanha. Trabalha com desenho, gravura, escultura e instalação. Em sua produção visual investiga as questões relacionadas com a compreensão do tempo, espacialidade, imaterialidade e as relações fenomenológicas entre obra e espectador. Representado pela galeria Matias Brotas Arte Contemporânea (vitória / ES) e membro da associação / grupo de pesquisa: En Los bordes, arte público y arte em vivo (Granada, Espanha). (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Marília de Resende Scarton
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Enseada do Suá
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Parque Cultural Reserva Vitoria
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.311507
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2854935
5.1 Material – 5-1-material – Tubos de aço e pintura epoxi
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Grande (acima da escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: "SANDRO NOVAES EXPERIMENTO NIDO FICHA TÉCNICA Experimento Nido, 2020. Técnica: Escultura em tubos de aço e pintura epóxi. Obra doada por Nova Cidade Empreendimentos Curadoria Matias Brotas arte contemporânea A obra "Experimento Nido" remete a um aparente emaranhado caótico de linhas em monocromia e segue uma forma labiríntica. No ritmo do gesto e do tempo, em movimentos repetitivos, o artista propõe a visualidade de um círculo conectado pela construção de vazios, pela interrupção das linhas. Uma instalação que convida a imersão do público ao emaranhado criado por Sandro Novaes, como um grande ninho que abriga aquele que se propõe a vivenciá-la, para além da dimensão distante e meramente contemplativa da obra de arte. Sandro Novaes - Vila Velha, 1976. @sandronovaesarte"
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA: "Sob uma primeira mirada, o trabalho nos remete imediatamente a um emaranhado caótico de linhas em monocromia. Porém, essa aparência labiríntica segue um ritmo, o ritmo do gesto e do tempo, por meio da construção seriada que faz alusão, em primeiro lugar, ao desenho; ao risco; um movimento repetitivo exaustivo que constrói linha por linha uma visualidade circular que no fim podemos comparar e usar como referência, tanto visual como conceitual, a um ninho de pássaros e as construções orgânicas da natureza, por sua aparência e também pela possibilidade de abrigar aquele que se aventura a participar e caminhar por dentro da obra. Com características minimalistas, dá a ver um sistema visual que abstrai o módulo linha reta e permite a interação espectador – obra, onde a possibilidade de interação incentiva a percepção de infinitas possibilidades de composição pelo simples deambular interativo com o trabalho. A escultura segue as diretrizes da arte minimalista: a ideia de escolher um módulo (a linha reta) e repeti-lo até o quase desaparecimento deste módulo em favor do surgimento de um sistema visual complexo. Porém ela se adianta e cria um artificio fenomenológico que constrói um diálogo direto com a arte contemporânea brasileira, pioneira na relação de participação entre espectador e obra, criando um espaço penetrável que possibilita o deambular do observador por dentro da obra e o apresentado um tipo de percepção distinta da simples passividade contemplativa." (2)
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao – Bom
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – abril 2024
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (1 e 2) - Dados fornecidos pelo próprio artista
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
  • Experimento Nido

  • Back
18 de abril de 2024 by   

Attachments

antes
depois