Joaquim Marques Lisboa (Almirante Tamandaré)
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Joaquim Marques Lisboa (Almirante Tamandaré)
Descrição
Monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.
1.1 Título da Obra
Joaquim Marques Lisboa (Almirante Tamandaré)
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Busto
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
2007
3.1 Autoria
Jânio Olímpio Leonardelli Abreu
4.1 Endereço
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes
4.2 Bairro
Enseada do Suá
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3164592
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.2985753
5.1 Material
O busto em bronze e está assentado sobre pedestal de granito cinza polido.
5.2 Técnica
Fundição
5.3 Dimensões
O busto e o pedestal possuem cerca de 65 cm e 1,50 m de altura respectivamente.
5.5 Escala
Média (até escala humana)
5.7 Placa/Inscrições
Não
5.8 Transcrição
O monumento contava com a inscrição (desaparecida): "Alte. Joaquim Marques Lisboa - Marquês de Tamandaré - Patrono da Marinha do Brasil - Dezembro de 2007 - Bicentenário do Nascimento".
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, nasceu em Rio Grande, no dia 13 de dezembro de 1807 e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1897. Foi um militar da Armada Imperial Brasileira que atingiu o posto de Almirante. Toda a sua vida foi dedicada à Marinha do Brasil, inclusive como membro vitalício do Conselho Militar e de Justiça, atual Superior Tribunal Militar.
No decorrer de sua longa vida, o Brasil passou de Colônia de Portugal a Reino Unido, depois a Império e, em 1889, à República Federativa. Tamandaré participou de vários conflitos, que poderiam ter dividido o território nacional e por muitas crises políticas. Atuou nas Guerras da Independência do Brasil e na Cisplatina, na Confederação do Equador e na repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial, como a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.
No plano externo, participou da Guerra do Prata e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operações na bacia do Rio da Prata, em apoio à Batalha do Passo da Pátria, à Batalha de Curuzu e à Batalha de Curupaiti.
O Patrono é uma personalidade considerada como referência profissional de uma determinada área. Trata-se de um profissional que é a inspiração de sua Classe e tem seu trabalho reconhecido e admirado pela geração de profissionais que o sucede. No dia do nascimento do Almirante Tamandaré, 13 de dezembro, comemora-se o Dia do Marinheiro. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(1) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.