Identificação
Título

Karma

Categoria

Escultura Pública

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

2014

Autoria/Execução
Autoria

Antonio Bokel

Mini-biografia

Antonio Bokel revela um constante cruzamento entre a arte e o tecido da vida urbana, como partes constitutivas do seu universo simbólico. Recorre a essa experiência da cidade como sequências existenciais – ali constrói o seu espaço referencial, ali parece inventar um território, ali pretende constituir uma extensão estética e espacial em uma dimensão mais ampla.

Nessa zona de interseção, está presente uma capacidade de improvisação poética a partir da assimilação dos mais variados materiais e suportes, tais como objetos enigmáticos, utensílios urbanos, inserção de letras, jogos de palavras ou fragmentos literários, que transitam nas pinturas murais, nas superfícies das telas, nas fotografias, nas esculturas ou nas instalações espaciais. Mas é na sua pintura que encontramos os acordes do seu campo de ação, indicativos de uma força integradora de suas inquietudes estéticas, ao equilibrar cores, formas e volumes em um mosaico de pinceladas rítmicas que trazem à tona as assimetrias do mundo.

Nesse conturbado território, o artista evoca uma reflexão sobre o espaço urbano contemporâneo. A sua produção artística não é um fenômeno isolado no ateliê, mas realiza a sua inscrição no mundo, em uma esfera pública, ao corporificar sua emergência nos muros da cidade – ambos acolhem simultaneamente sua prática pictórica e criam uma fusão entre a obra e o mundo.
Antonio Bokel reivindica um estar no mundo, aglutinar experiências, deixar traços visíveis no olhar público e não apenas entre quatro paredes. As suas obras são verdadeiros manifestos visuais e apesar de apresentarem uma rica diversidade, se agrupam através de uma linguagem comum, ao reivindicar um sentido plástico vinculado às imagens e dissonâncias da vida urbana.
A sua estratégia de leitura da figuração se manifesta através de aspectos provenientes da linguagem da arte pop, de uma visível influência de Andy Warhol, Jean Michel Basquiat e Keith Haring; no uso de elementos da cultura popular, como as ilustrações de revistas, jornais e suas expressivas composições – são portadores de uma impetuosidade emocional, trazem símbolos e motivos aleatórios com fortes conteúdos críticos, que são confrontadas com a crueza e rudeza dos muros urbanos. O artista converteu a pintura desenhada na sua principal técnica, ao dissolver os sistemas figurativos e redefinir as formas no espaço, produzindo uma nova geração de imagens. O desfazer progressivo passa a ser um exercício constante e a coexistência de formas díspares anuncia um pensamento de descontinuidade e ruídos visuais incorporados à sua cultura visual.
Fonte: https://www.antoniobokel.com.br/sobre/

Localização
Endereço

Rua Marília de Resende Scarton

Bairro

Enseada do Suá

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Parque Cultural Reserva Vitoria

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.311507
Longitude: 40.2854935

Descrição física
Material

Concreto e bronze fundido

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
"PARQUE CULTURAL
RESERVA
VITORIA
ANTÔNIO BOKEL
KARMA
FICHA TÉCNICA
Karma, 2014.
Técnica: Concreto e bronze fundido.
Obra doada pela familia Cívita
Curadoria Matias Brotas arte contemporânea
ESCUTE AS PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA.
Baseado nas filosofias e nas religiões indianas, o "'Karma"' é uma espécie de lei universal de causa e efeito, ditando que toda ação tem consequências futuras que dependem de sua natureza.
"De forma mais simples, uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados"
No caso da escultura "Karma", o artista ilustra o fenômeno como um efeito dominó: a mesma mão que empurra os blocos, segura o peso dos mesmos blocos caídos no final.
Antônio Bokel - Rio de Janeiro/RJ, 1978.
@antoniobokel"
Descrição da obra
Descrição Formal

Baseado nas filosofias e nas religiões indianas, o "'Karma"' é uma espécie de lei universal de causa e efeito, ditando que toda ação tem consequências futuras que dependem de sua natureza.
"De forma mais simples, uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados"
No caso da escultura "Karma", o artista ilustra o fenômeno como um efeito dominó: a mesma mão que empurra os blocos, segura o peso dos mesmos blocos caídos no final.

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Maria Gorete Peterle

Data do Registro

abril 2024

Título – titulo-79 – Karma
Descrição – descricao-79 – FICHA TÉCNICA Karma, 2014. Técnica: Concreto e bronze fundido. Obra doada pela familia Cívita Curadoria Matias Brotas arte contemporânea
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Karma
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2014
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Antonio Bokel
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – Antonio Bokel revela um constante cruzamento entre a arte e o tecido da vida urbana, como partes constitutivas do seu universo simbólico. Recorre a essa experiência da cidade como sequências existenciais – ali constrói o seu espaço referencial, ali parece inventar um território, ali pretende constituir uma extensão estética e espacial em uma dimensão mais ampla. Nessa zona de interseção, está presente uma capacidade de improvisação poética a partir da assimilação dos mais variados materiais e suportes, tais como objetos enigmáticos, utensílios urbanos, inserção de letras, jogos de palavras ou fragmentos literários, que transitam nas pinturas murais, nas superfícies das telas, nas fotografias, nas esculturas ou nas instalações espaciais. Mas é na sua pintura que encontramos os acordes do seu campo de ação, indicativos de uma força integradora de suas inquietudes estéticas, ao equilibrar cores, formas e volumes em um mosaico de pinceladas rítmicas que trazem à tona as assimetrias do mundo. Nesse conturbado território, o artista evoca uma reflexão sobre o espaço urbano contemporâneo. A sua produção artística não é um fenômeno isolado no ateliê, mas realiza a sua inscrição no mundo, em uma esfera pública, ao corporificar sua emergência nos muros da cidade – ambos acolhem simultaneamente sua prática pictórica e criam uma fusão entre a obra e o mundo. Antonio Bokel reivindica um estar no mundo, aglutinar experiências, deixar traços visíveis no olhar público e não apenas entre quatro paredes. As suas obras são verdadeiros manifestos visuais e apesar de apresentarem uma rica diversidade, se agrupam através de uma linguagem comum, ao reivindicar um sentido plástico vinculado às imagens e dissonâncias da vida urbana. A sua estratégia de leitura da figuração se manifesta através de aspectos provenientes da linguagem da arte pop, de uma visível influência de Andy Warhol, Jean Michel Basquiat e Keith Haring; no uso de elementos da cultura popular, como as ilustrações de revistas, jornais e suas expressivas composições – são portadores de uma impetuosidade emocional, trazem símbolos e motivos aleatórios com fortes conteúdos críticos, que são confrontadas com a crueza e rudeza dos muros urbanos. O artista converteu a pintura desenhada na sua principal técnica, ao dissolver os sistemas figurativos e redefinir as formas no espaço, produzindo uma nova geração de imagens. O desfazer progressivo passa a ser um exercício constante e a coexistência de formas díspares anuncia um pensamento de descontinuidade e ruídos visuais incorporados à sua cultura visual. Fonte: https://www.antoniobokel.com.br/sobre/
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Marília de Resende Scarton
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Enseada do Suá
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Parque Cultural Reserva Vitoria
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.311507
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2854935
5.1 Material – 5-1-material – Concreto e bronze fundido
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes –
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Média (até escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: "PARQUE CULTURAL RESERVA VITORIA ANTÔNIO BOKEL KARMA FICHA TÉCNICA Karma, 2014. Técnica: Concreto e bronze fundido. Obra doada pela familia Cívita Curadoria Matias Brotas arte contemporânea ESCUTE AS PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA. Baseado nas filosofias e nas religiões indianas, o "'Karma"' é uma espécie de lei universal de causa e efeito, ditando que toda ação tem consequências futuras que dependem de sua natureza. "De forma mais simples, uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados" No caso da escultura "Karma", o artista ilustra o fenômeno como um efeito dominó: a mesma mão que empurra os blocos, segura o peso dos mesmos blocos caídos no final. Antônio Bokel - Rio de Janeiro/RJ, 1978. @antoniobokel"
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – Baseado nas filosofias e nas religiões indianas, o "'Karma"' é uma espécie de lei universal de causa e efeito, ditando que toda ação tem consequências futuras que dependem de sua natureza. "De forma mais simples, uma boa ação leva a bons resultados e uma má ação a maus resultados" No caso da escultura "Karma", o artista ilustra o fenômeno como um efeito dominó: a mesma mão que empurra os blocos, segura o peso dos mesmos blocos caídos no final.
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – abril 2024
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
18 de abril de 2024 por   

Anexos

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depois