Vitória Antiga
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Anexos
Miniatura
Título
Vitória Antiga
Descrição
Vitória Antiga - Painel da Lanchonete Sete (OBRA DESTRUÍDA)
1.1 Título da Obra
Vitória Antiga
1.3 Categoria
Muralismo
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1967
3.1 Autoria
Marian Rabello
3.5 Mini-biografia
Marian Rabello nasceu em Vitória, Espírito Santo, em 1931. É autodidata e considera que sua trajetória começou com o seu interesse nato pelo desenho e pela pintura - contrariando as investidas dos pais em inseri-la no campo da música. Durante o período em que morou no Rio de Janeiro, fez várias especializações no âmbito da pintura e, neste trajeto, estudou com a ceramista Hilda Goltz. Porém, é do seu contato com o artista porcelanista Djalma de Vicenzi, no início da década de 1960, que surge o interesse pela pintura em azulejos, em especial seu o uso na arte mural.
Por volta de 1965, Marian Rabello foi convidada a realizar o seu primeiro painel em azulejo, no centro da cidade de Vitória, num antigo bar-Lanches Vitoria hoie demalido juntamente com a obra. Após este trabalho, vieram outros tais como o mural para a Secretaria de Agricultura do Estado e o mural para a Imprensa Oficial, ambos de 1971 em Vitória ; seguidos pelo mural da Real Café (1972), e a obra da extinta Condelsa- ambas em Viana (ES), e não podemos deixar de ditar o mural da Adlantic Veneer (fibrica de laminação de madeiras) localizada em Serra (ES), além de inúmeros convites de trabalhos que se concretizaram em diversos locais, tanto no Espirto Santo, quanto fora do Estado, inserindo-a como profissional no mercado da arte.
Fonte: Marian Rabello e os azulejos murais: experiências em arte pública/Ciliani Celante, Marcela Belo, José Cirillo. Vitória: ProEx UFES, 2014.
4.1 Endereço
Rua 7 de Setembro, nº 56
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitoria
4.4 CEP
29.015-000
4.5 Espaço de Implementação
Parede interna da lanchonete Sete
5.1 Material
Azulejos
5.2 Técnica
Pintura sobre azulejo
5.6 Assinatura
Sim
7.1 Propriedade
Privada
8.1 Estado de conservação
Destruído
10.1 Autoria
Marcela Belo