Dr. Darcy Monteiro (Monumento à bondade)
- Back
Attachments
Thumbnail
Título
Dr. Darcy Monteiro (Monumento à bondade)
Descrição
Busto do Dr Darcy Monteiro
1.1 Título da Obra
Dr. Darcy Monteiro (Monumento à bondade)
1.3 Categoria
Escultura Pública
1.4 Subcategoria
Busto
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1966
3.1 Autoria
Maurício Salgueiro Felisberto de Sousa (1930)
3.5 Mini-biografia
Nasceu em 1930 em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Sua família se mudou para a cidade do Rio de Janeiro em 1936. Na juventude cursou o Conservatório Nacional de Música (dois anos), estudou violão com Patrício Teixeira e piano com Celina Roxo. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes onde se formou em 1954.
Cumprindo o prêmio de viagem que lhe foi conferido pelo Salão Nacional de Belas Artes em 1960, permaneceu dois anos na Europa, aperfeiçoando seus estudos de escultura em metal na Brombley Art School de Londres, 1961, e na Academie Du Feu de Paris, 1962. Foi professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Espírito Santo a partir de 1957, da Escola Nacional do Rio de Janeiro a partir de 1958, e do Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal de Niterói.
Frequentou o Curso de Museologia do Museu Histórico Nacional nos anos 1952 e 1953. Em 1957, a convite do Secretário de Educação e Cultura do Estado do Espírito Santo, mudou-se para Vitória para organizar e estruturar a Escola de Belas Artes da Universidade Estadual do Espírito Santo, que se preparava para a federalização. Lecionou as disciplinas de Modelo Vivo, Desenho Artístico, Composição Decorativa, Anatomia e Fisiologia Artística.
Interessou-se pela arte capixaba – Atlas Cultural Brasil, MEC, Conselho Federal de Cultura – levou a ceramista popular Mãe Ana para uma exposição de seus trabalhos em uma galeria do Rio de Janeiro, promoveu com o apoio do Diretório Acadêmico da Escola de Belas Artes a projeção de um filme do capixaba Jece Valadão com um debate no final. (1)
4.1 Endereço
Parque Moscoso
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Parque
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3194733
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.3422237
5.1 Material
Bronze e Granito cinza jateado
5.2 Técnica
Fundição
5.3 Dimensões
70 cm
5.5 Escala
Média (até escala humana)
5.6 Assinatura
Sim
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Monumento à bondade
Darcy Monteiro
Entusiasmo a serviço da medicina
Coração a serviço do Espírito Santo
Gratidão do povo capixaba
6.3 Dados Históricos
Sobre o homenageado:
Darcy Bastos de Souza Monteiro nasceu no dia 04 de maio de 1901, em São Paulo e faleceu em 01 de julho de 1985. Filho de Jeronymo de Souza Monteiro e D. Cecília Bastos Monteiro, formou-se em 1923, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Trabalhou na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Hospital Municipal Miguel Couto e no Souza Aguiar, além de ocupar a Direção Geral dos Serviços Médicos do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários do Rio de Janeiro (lAPC), quando conseguiu inaugurar o primeiro Hospital do Instituto, o Hospital Nossa Senhora das Vitórias.
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da Academia Brasileira de Medicina Militar e Membro da Sociedade Argentina de Cirurgiões.
Dentre as condecorações recebidas ao longo de sua carreira, podemos citar; Grande Oficial da Ordem do Mérito Médico e Patrono da Faculdade de Medicina de Vitória, da Universidade Federai do Espírito Santo.
Entre inúmeras experiências e dedicações, destaca-se a de Secretário Geral de Saúde e Assistência, de 1956 a 1957, quando conseguiu realizar na capital do país à época (RJ), pela primeira vez, a vacinação em massa contra a Paralisia Infantil, utilizando a Vacina Salk.
Apesar de dedicar-se profissionalmente no Rio de Janeiro, Darcy Monteiro manteve suas raízes no Espírito Santo, sendo nomeado Cidadão Honorário de Vitória, título conferido pela Câmara de Deputados do ES. Seu nome também batiza uma rua no bairro Mata da Praia e um prédio no Centro de Vitória. (2)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(2) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.