Identificação
Título

Randômica

Categoria

Escultura Pública

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

2022

Autoria/Execução
Autoria

José Bechara

Mini-biografia

José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), localizada na mesma cidade.

Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; 29ª Panorama da Arte Brasileira; 5ª Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011; 1ª Bienalsur – Buenos Aires; 7ª Bienal de Arte Internacional de Beijing; Anozero’19 – 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; Bienalsur 2019 – Museu Nacional de Riade, Arábia Saudita e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” no Paço Imperial–RJ. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como MAM Rio de Janeiro–BR; Culturgest–PT; FLAD Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento – PT; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Fundação Iberê Camargo–BR; Fundação Calouste Gulbenkian–PT; MEIAC–ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna–ES; Fundação Biblioteca Nacional–BR; MAC Paraná–BR; MAM Bahia–BR; MAC Niterói–BR; Instituto Tomie Ohtake–BR; Museu Vale–BR; Haus der Kilturen der Welt–DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst–DE; Kunst Museum–DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Gropius Bau–DE; Centro Cultural São Paulo–BR; ASU Art Museum–USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contemporáneo Español)–ES; MARCO de Vigo–ES; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa–PT; CAAA–PT; Musee Bozar–BE; Museu Casa das Onze Janelas–BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi–BR; Museu Oscar Niemeyer–BR; Centro de Arte Contemporáneo de Málaga (CAC Málaga)–ES; Museu Casal Solleric–ES; Fundação Eva Klabin–BR;entre outras.

Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro–BR; Centre Pompidou–FR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer–BR; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Universidade de Coimbra – CAPC, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra–PT; Coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Fundação Biblioteca Nacional–BR; Coleção Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo–BR; Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz/Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Coleção João Sattamini/MAC Niterói–BR; Instituto Itaú Cultural–BR; MAM Bahia–BR; MAC Paraná–BR; Culturgest–PT; Benetton Foundation–IT/CAC Málaga-ES; MOLAA–USA; Ella Fontanal Cisneros–USA; Universidade Cândido Mendes–BR; MARCO de Vigo–ES; Brasilea Stiftung–CH, entre outras.
Fonte: www.josebechara.com

Localização
Endereço

Rua Marília de Resende Scarton

Bairro

Enseada do Suá

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Parque Cultural Reserva Vitoria

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.311507
Longitude: 40.2854935

Descrição física
Material

Quartzito Negresco Levigado

Dimensões

1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
"PARQUE CULTURAL
RESERVA
VITÓRIA
JOSÉ BECHARA
RANDÔMICA
FICHA TÉCNICA
José Bechara, 2022. Randômica.
Técnica: Quartzito Negresco Levigado
Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm /
Diâmetro da esfera.: 14 cm
Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad
Curadoria por Matias Brotas
www.matiasbrotas.com.br
ESCUTE AS PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA.
Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário.
Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.
Jose Bechara - Rio de ksaro,2y.ten
@jose_bechara"
Descrição da obra
Descrição Formal

Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário.
Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Maria Gorete Peterle

Data do Registro

abril 2024

Título – titulo-79 – Randômica
Descrição – descricao-79 – FICHA TÉCNICA José Bechara, 2022. Randômica. Técnica: Quartzito Negresco Levigado Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad Curadoria por Matias Brotas www.matiasbrotas.com.br
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Randômica
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2022
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – José Bechara
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), localizada na mesma cidade. Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; 29ª Panorama da Arte Brasileira; 5ª Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011; 1ª Bienalsur – Buenos Aires; 7ª Bienal de Arte Internacional de Beijing; Anozero’19 – 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; Bienalsur 2019 – Museu Nacional de Riade, Arábia Saudita e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” no Paço Imperial–RJ. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como MAM Rio de Janeiro–BR; Culturgest–PT; FLAD Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento – PT; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Fundação Iberê Camargo–BR; Fundação Calouste Gulbenkian–PT; MEIAC–ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna–ES; Fundação Biblioteca Nacional–BR; MAC Paraná–BR; MAM Bahia–BR; MAC Niterói–BR; Instituto Tomie Ohtake–BR; Museu Vale–BR; Haus der Kilturen der Welt–DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst–DE; Kunst Museum–DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Gropius Bau–DE; Centro Cultural São Paulo–BR; ASU Art Museum–USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contemporáneo Español)–ES; MARCO de Vigo–ES; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa–PT; CAAA–PT; Musee Bozar–BE; Museu Casa das Onze Janelas–BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi–BR; Museu Oscar Niemeyer–BR; Centro de Arte Contemporáneo de Málaga (CAC Málaga)–ES; Museu Casal Solleric–ES; Fundação Eva Klabin–BR;entre outras. Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro–BR; Centre Pompidou–FR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer–BR; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Universidade de Coimbra – CAPC, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra–PT; Coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Fundação Biblioteca Nacional–BR; Coleção Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo–BR; Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz/Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Coleção João Sattamini/MAC Niterói–BR; Instituto Itaú Cultural–BR; MAM Bahia–BR; MAC Paraná–BR; Culturgest–PT; Benetton Foundation–IT/CAC Málaga-ES; MOLAA–USA; Ella Fontanal Cisneros–USA; Universidade Cândido Mendes–BR; MARCO de Vigo–ES; Brasilea Stiftung–CH, entre outras. Fonte: www.josebechara.com
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Marília de Resende Scarton
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Enseada do Suá
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Parque Cultural Reserva Vitoria
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.311507
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2854935
5.1 Material – 5-1-material – Quartzito Negresco Levigado
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Média (até escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: "PARQUE CULTURAL RESERVA VITÓRIA JOSÉ BECHARA RANDÔMICA FICHA TÉCNICA José Bechara, 2022. Randômica. Técnica: Quartzito Negresco Levigado Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad Curadoria por Matias Brotas www.matiasbrotas.com.br ESCUTE AS PALAVRAS DO ARTISTA SOBRE A OBRA. Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário. Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos. Jose Bechara - Rio de ksaro,2y.ten @jose_bechara"
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário. Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – abril 2024
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica –
18 de abril de 2024 por   

Anexos

antes
depois