Relógio da Praça Oito
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Relógio da Praça Oito
Descrição
Obra constituída por uma torre de quatro faces, tendo em sua parte superior quatro
relógios quadrangulares, cuja marcação horária é dada por pontos e traços.
1.1 Título da Obra
Relógio da Praça Oito
1.3 Categoria
Mobiliário Urbano
1.4 Subcategoria
Relógio
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1942 e restaurado em dezembro de 2018.
3.1 Autoria
foi projetado pelo arquiteto autodidata Jayme Figueira e construída pela empresa de Radagásio Alves e Chico Francês.
4.1 Endereço
Praça Oito de Setembro
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Praça
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3213016
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.3374894
5.1 Material
Estrutura de tijolos maciços dobrados e revestimento em pó-de-pedra cinza claro. Sua base é revestida de granito preto absoluto polido.
5.3 Dimensões
A torre possui 16 metros de altura e quatro relógios, um em cada face.
5.5 Escala
Grande (acima da escala humana)
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se: "Praça 8 de Setembro | Projeto Arquitetônico: Arq. Jayme Fernandes Figueira. Projeto Mecânico do Relógio: João Ricardo Hermann Schorling. Inaugurada em Setembro de 1941".
6.2 Descrição Formal
Obra constituída por uma torre de quatro faces, tendo em sua parte superior quatro relógios quadrangulares, cuja marcação horária é dada por pontos e traços. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (Resolução n° 1/1992).
Em estilo art déco, é constituído por uma torre de formato quadrangular, com estrutura de tijolos maciços dobrados e revestimento em pó-de-pedra cinza claro. Sua base é revestida de granito preto absoluto polido.
O monumento ainda conta com a inscrição em sua placa principal:
Praça 8 de Setembro | Projeto Arquitetônico: Arq. Jayme Fernandes Figueira. Projeto Mecânico do Relógio: João Ricardo Hermann Schorling. Inaugurada em Setembro de 1941.
A torre possui 16 metros de altura e quatro relógios, um em cada face. Foi restaurado em dezembro de 2018.
6.3 Dados Históricos
O monumento foi projetado pelo arquiteto autodidata Jayme Figueira e construída pela empresa de Radagásio Alves e Chico Francês.
Sobre a fabricação do relógio existem duas versões. Uma afirma que o responsável pela fabricação foi João Ricardo Hermann SchorÜng (1889-1955), um imigrante alemão, residente no município de Domingos Martins, o mesmo responsável pela construção do relógio da igreja de Biriricas, em 1925 e da torre da igreja luterana de Domingos Martins, em 1937. Na outra versão, o relógio teria sido comprado da Bélgica pelo engenheiro Moacir Ávidos, quando era prefeito de Vitória, não instalado, ele teria sido guardado em um depósito e resgatado pelo prefeito Américo Monjardim e enviado a João Ricardo Hermann Schorling para ser restaurado.
A praça Oito de Setembro sempre foi ponto de encontro e vivência social e palco de inúmeros atos públicos e manifestações políticas, sociais e culturais.
A torre foi construída originalmente em tijolinhos dobrados, com revestimento em pó-de-pedra. Permaneceu assim até 1972, quando a prefeitura reformou o monumento, revestindo-o em mármore branco e rosa e construído o calçadão ao seu redor. Em 1996, retomou seu revestimento em pó-de-pedra, que foi restaurado em 2018 pelo Instituto Goia. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(1) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.