repositório digital

Leitura de imagens da cidade: desvelando os olhares de alunos para os monumentos e as paisagens de Vitória

Autor(es): Neli Aparecida Mattos de Souza Moura

Monografia
O presente trabalho se insere no contexto histórico cultural, abarcando a leitura de imagens da cidade como metodologia de pesquisa. A proposta perpassa pela fundamentação em Schütz-Foerte; Ferreira; Conti (2011), Barbosa (2008), dentre outros autores. Dentro desse contexto nossa intenção foi apresentar em sala de aula para alunos do Ensino Fundamental II, imagens fotográficas de alguns monumentos e paisagens da cidade de Vitória e também, levar alunos de Pedagogia a conhecer objetos arquitetônicos, artísticos e esculturas que fazem parte da paisagem da capital como forma de um desvelado olhar pela cidade em que vivemos. Para tanto, nosso questionamento inicial é comparar a apreensão das imagens e os olhares de alunos do fundamental II e dos futuros pedagogos, e se esses foram ampliados a partir da mediação em visita pela cidade e contextos em sala de aula.

Palavras-chave: Palavras-chave: Leitura de Imagens. Memória. Monumentos. Arte Educação.

Publicação
Ano

2015

Idioma

Português

Instituição

Universidade Federal do Espírito Santo

Curso

Artes Visuais

Departamento

Artes Visuais

Meio de divulgação

Impresso