Fonte dos Cavalos – Homenagem ao trabalho
- Voltar
Anexos
Miniatura
Título
Fonte dos Cavalos - Homenagem ao trabalho
Descrição
Antigo Chafariz da Villa Moscoso.
1.1 Título da Obra
Fonte dos Cavalos - Homenagem ao trabalho
1.3 Categoria
Mobiliário Urbano
1.4 Subcategoria
Chafariz
1.7 Temporalidade da Obra
Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração
1889/1910
3.1 Autoria
Paulo Motta Teixeira (autor da remodelação de 1910)
4.1 Endereço
Parque Moscoso
4.2 Bairro
Centro
4.3 Município
Vitoria
4.5 Espaço de Implementação
Parque
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude
20.3191504
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude
40.341878
5.7 Placa/Inscrições
Sim
5.8 Transcrição
Lê-se: "Parque Moscoso
Fonte dos cavalos
Antigo chafariz da Villa Moscoso. É a fonte mais antiga do Parque instalada por volta de 1910, e marcou o fim das obras de aterro e o início da construção do parque. Nessa época, serviu como fonte de abastecimento de água para os moradores da região".
Obs: 1910 foi a data em que foi remodelado.
6.3 Dados Históricos
Antigo chafariz da Villa Moscoso. É a fonte mais antiga do Parque Moscoso e foi instalada por volta de 1889, sofrendo algumas alterações em 1910, marcando o fim das obras de aterro e o início da urbanização da área. Nessa época, serviu como fonte de abastecimento de água para os moradores da região.
O monumento é constituído de uma coluna clássica de capitel simplificado (a original era jônica), executada em concreto sobre um pedestal do mesmo material, onde se encontram as bicas. É ornada de guirlandas de folhes e folhas que percorrem todo o fuste da coluna. Eu seu topo há um globo metálico, onde se lê: Villa Henrique Moscoso Homenagem ao trabalho".
O conjunto escultórico possui cerca de 4,50m de altura e diâmetro de 0,40m.
O nome "Fonte dos Cavalos" foi dado, provavelmente, em função do uso inicial, que é anterior à urbanização da área: servia como local onde os animais paravam para beber água, numa época em que eram um dos únicos meios de transporte terrestre. Foi apenas no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), que um sistema público de abastecimento de água potável domiciliar foi viabilizado, em função da construção de um grande reservatório, localizado no morro da Santa Clara, próximo ao Parque Moscoso e que captava água da Fonte Grande. Antes disso, as pessoas tinham que ir às fontes para encher as vasilhas de água e utilizar no seu cotidiano: cozinhar, tomar banho, beber, etc. A ida às fontes podia acontecer várias vezes ao dia e era sempre um pretexto para encontrar pessoas e trocar informações! Por isso hoje são preservadas como um importante testemunho de uma época. (1)
7.1 Propriedade
Pública
10.1 Autoria
Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro
Setembro/23
11.1 Bibliográfica
(1) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.