Identificação
Título

Monumento à Comunidade Negra Capixaba - Guerreiro Zulu

Categoria

Escultura Pública

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

2006

Autoria/Execução
Autoria

Irineu Pinto Ribeiro

Mini-biografia

O artista plástico Irineu Ribeiro nasceu em Linhares, interior do Estado do Espírito Santo. Veio para Vitória com três anos de idade e em seguida a família se estabeleceu no município de Cariacica. Dessa época Irineu lembra do seu primeiro contato com o barro: “Foi o meu primeiro contato com o manguezal. Eu ia com as minhas tias para o mangue por que elas coletavam mariscos, sururus. Eu achava aquele universo todo muito gostoso... para uma criança aquilo era uma alegria! As brincadeiras com o barro. O barro formado pela chuva, que quando eu vi que tinha liga, que tinha plasticidade eu pegava aquilo e fazia um monte de coisas: fazia bichinhos para presépios, construía cidadezinhas...”.

O contato com a arte se deu quando adulto. Aos 20 anos em busca de um emprego, Irineu decidiu trabalhar com artesanato. Utilizando como matéria-prima a massa epóxi, o artista modelava e pintava uma série de peças figurativas como aves, garças, tatus e símbolos esotéricos. Irineu vendia seus trabalhos nos finais de semana na feira da Praça dos Namorados e dessa sua experiência com o artesanato ele faz a seguinte reflexão: “Quando eu iniciei meu trabalho com a massa epóxi eu ressuscitei aqueles momentos da infância no manguezal, além disso, foi o momento em que eu comecei a despertar para a arte”.

Toda essa vivência no manguezal refletiu diretamente em seu percurso artístico, mas a primeira exposição que ocorreu no Teatro Carmélia surgiu através de uma temática que é também marcante em sua produção artística: os negros. Em seguida, o artista recebeu convites para exposições ecológicas, entre elas a tradicional Feira do Verde: “E daí eu comecei a participar de várias exposições ecológicas falando do manguezal. Eu praticamente me especializei em manguezal. Então, eu comecei a colocar o aprendizado que adquiri em encontros de educadores ambientais dentro do meu contexto de produção artística. Fiz um trabalho com a temática dos caranguejos que já foi até para outros Estados como Santa Catarina e Bahia”. (1)

Localização
Endereço

Av Américo Buaiz, 205

Bairro

Enseada do Suá

Município

Vitória

Espaço de Implementação

Em frente à Assembleia Legislativa

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.3116244,-40.2893177,3a,75y,283.22h,92.95t/data=!3m7!1e1!3m5!1sGXrgZPE0bVdinh93qZV58Q!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DGXrgZPE0bVdinh93qZV58Q%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D99.671875%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i16384!8i8192?entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.3116244
Longitude: 40.2893177

Descrição física
Material

Estruturada em concreto, possui acabamento rústico em barro, o mesmo utilizado na confecção das panelas de Goiabeiras.

Dimensões

7 m

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Monumento em homenagem à comunidade negra capixaba.
Inaugurado em 23 de março de 2006.
Mesa diretora da Assembleia Legislativa do ES.
Cesar Colnago
Presidente
Marcelo Santos
1º Secretário
Reginaldo Almeida
2º Secretário
Irineu Ribeiro
Artista da obra
Elisa Melo Oliveira
Arquiteta
Descrição da obra
Descrição Formal

O Monumento à comunidade negra capixaba, Intitulado Guerreiro Zuiu, foi edificado em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Na parte frontal da obra, estão representadas sete cenas relativas à cultura negra capixaba: o plantio de cana de açúcar, café, mandioca, as ruínas de Queimado, o casario do sítio histórico de São Mateus, a banda de congo e as paneleiras de Goiabeiras; esculpidas em alto relevo.

A estátua, de 7,00 m de altura, é inspirada no formato de uma casaca, instrumento tradicional das bandas de congo capixabas. Estruturada em concreto, possui acabamento rústico em barro, o mesmo utilizado na confecção das panelas de Goiabeiras. (2)

Dados Histórico

O monumento é um reconhecimento à importante contribuição dos afrodescendentes em favor do desenvolvimento e da cultura capixaba. A proposta conceituai do escultor capixaba foi criar uma obra que caracterizasse a contribuição étnica, social, política, econômica e cultural do negro na história do Espírito Santo.

Quem assinou a obra foi o artista plástico Irineu Ribeiro, vencedor do Concurso Público para Seleção de Trabalho Artístico de Criação e Construção do Monumento em Homenagem à Comunidade Negra Capixaba.

Segundo o autor, a formação da sociedade brasileira tem sua base fundada na escravidão e o povo negro sempre foi discriminado. Os negros faziam parte de uma estrutura social em que os dominadores impunham seus valores culturais, e as manifestações e contribuições dos africanos e seus descendentes sempre foram relegadas ao segundo plano, discriminadas ou simplesmente ignoradas. Na verdade, esse povo taxado muitas vezes de "bárbaro", contribuiu para formar a base da economia e da cultura brasileiras.

A Lei 10.639/2003 incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "Histórica e Cultura Afro-Brasileira. Essa é uma importante iniciativa no sentido da valorização dessa cultura e de sua contribuição na construção de nossa própria Identidade. (3)

Registro Fotográfico
Autoria

Marcela Belo; José Cirillo

Data do Registro

Setembro/23

Referências
Bibliográfica

(2 e 3) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.

Título – titulo-79 – Monumento à Comunidade Negra Capixaba - Guerreiro Zulu
Descrição – descricao-79 – Escultura representando o guerreiro Zulu, em homenagem à comunidade negra capixaba.
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Monumento à Comunidade Negra Capixaba - Guerreiro Zulu
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2006
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – Irineu Pinto Ribeiro
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – O artista plástico Irineu Ribeiro nasceu em Linhares, interior do Estado do Espírito Santo. Veio para Vitória com três anos de idade e em seguida a família se estabeleceu no município de Cariacica. Dessa época Irineu lembra do seu primeiro contato com o barro: “Foi o meu primeiro contato com o manguezal. Eu ia com as minhas tias para o mangue por que elas coletavam mariscos, sururus. Eu achava aquele universo todo muito gostoso... para uma criança aquilo era uma alegria! As brincadeiras com o barro. O barro formado pela chuva, que quando eu vi que tinha liga, que tinha plasticidade eu pegava aquilo e fazia um monte de coisas: fazia bichinhos para presépios, construía cidadezinhas...”. O contato com a arte se deu quando adulto. Aos 20 anos em busca de um emprego, Irineu decidiu trabalhar com artesanato. Utilizando como matéria-prima a massa epóxi, o artista modelava e pintava uma série de peças figurativas como aves, garças, tatus e símbolos esotéricos. Irineu vendia seus trabalhos nos finais de semana na feira da Praça dos Namorados e dessa sua experiência com o artesanato ele faz a seguinte reflexão: “Quando eu iniciei meu trabalho com a massa epóxi eu ressuscitei aqueles momentos da infância no manguezal, além disso, foi o momento em que eu comecei a despertar para a arte”. Toda essa vivência no manguezal refletiu diretamente em seu percurso artístico, mas a primeira exposição que ocorreu no Teatro Carmélia surgiu através de uma temática que é também marcante em sua produção artística: os negros. Em seguida, o artista recebeu convites para exposições ecológicas, entre elas a tradicional Feira do Verde: “E daí eu comecei a participar de várias exposições ecológicas falando do manguezal. Eu praticamente me especializei em manguezal. Então, eu comecei a colocar o aprendizado que adquiri em encontros de educadores ambientais dentro do meu contexto de produção artística. Fiz um trabalho com a temática dos caranguejos que já foi até para outros Estados como Santa Catarina e Bahia”. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Av Américo Buaiz, 205
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Enseada do Suá
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitória
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Em frente à Assembleia Legislativa
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.3116244,-40.2893177,3a,75y,283.22h,92.95t/data=!3m7!1e1!3m5!1sGXrgZPE0bVdinh93qZV58Q!2e0!6shttps:%2F%2Fstreetviewpixels-pa.googleapis.com%2Fv1%2Fthumbnail%3Fpanoid%3DGXrgZPE0bVdinh93qZV58Q%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D99.671875%26pitch%3D0%26thumbfov%3D100!7i16384!8i8192?entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.3116244
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2893177
5.1 Material – 5-1-material – Estruturada em concreto, possui acabamento rústico em barro, o mesmo utilizado na confecção das panelas de Goiabeiras.
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 7 m
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Colossal (maior que 5 metros)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Monumento em homenagem à comunidade negra capixaba. Inaugurado em 23 de março de 2006. Mesa diretora da Assembleia Legislativa do ES. Cesar Colnago Presidente Marcelo Santos 1º Secretário Reginaldo Almeida 2º Secretário Irineu Ribeiro Artista da obra Elisa Melo Oliveira Arquiteta
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – O Monumento à comunidade negra capixaba, Intitulado Guerreiro Zuiu, foi edificado em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Na parte frontal da obra, estão representadas sete cenas relativas à cultura negra capixaba: o plantio de cana de açúcar, café, mandioca, as ruínas de Queimado, o casario do sítio histórico de São Mateus, a banda de congo e as paneleiras de Goiabeiras; esculpidas em alto relevo. A estátua, de 7,00 m de altura, é inspirada no formato de uma casaca, instrumento tradicional das bandas de congo capixabas. Estruturada em concreto, possui acabamento rústico em barro, o mesmo utilizado na confecção das panelas de Goiabeiras. (2)
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos – O monumento é um reconhecimento à importante contribuição dos afrodescendentes em favor do desenvolvimento e da cultura capixaba. A proposta conceituai do escultor capixaba foi criar uma obra que caracterizasse a contribuição étnica, social, política, econômica e cultural do negro na história do Espírito Santo. Quem assinou a obra foi o artista plástico Irineu Ribeiro, vencedor do Concurso Público para Seleção de Trabalho Artístico de Criação e Construção do Monumento em Homenagem à Comunidade Negra Capixaba. Segundo o autor, a formação da sociedade brasileira tem sua base fundada na escravidão e o povo negro sempre foi discriminado. Os negros faziam parte de uma estrutura social em que os dominadores impunham seus valores culturais, e as manifestações e contribuições dos africanos e seus descendentes sempre foram relegadas ao segundo plano, discriminadas ou simplesmente ignoradas. Na verdade, esse povo taxado muitas vezes de "bárbaro", contribuiu para formar a base da economia e da cultura brasileiras. A Lei 10.639/2003 incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "Histórica e Cultura Afro-Brasileira. Essa é uma importante iniciativa no sentido da valorização dessa cultura e de sua contribuição na construção de nossa própria Identidade. (3)
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade –
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Marcela Belo; José Cirillo
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – Setembro/23
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica – (2 e 3) Canal Filho, Pedro - 60 monumentos urbanos de Vitoria para interpretar/ Pedro Canal Filho. Vitoria ES: Instituto Goia: SEMC/PMV, 2020.
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica – (1) https://www.cccv.org.br/fique-por-dentro/espaco-cultural/galeria/barro_nosso/site_irineu/artista.htm
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9 de setembro de 2023 by   

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