Identificação
Título

Randômica

Categoria

Escultura Pública

Temporalidade da Obra

Perene

Datação
Data de Execução/Inauguração

2022

Autoria/Execução
Autoria

José Bechara

Mini-biografia

José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), localizada na mesma cidade.

Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; 29ª Panorama da Arte Brasileira; 5ª Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011; 1ª Bienalsur – Buenos Aires; 7ª Bienal de Arte Internacional de Beijing; Anozero’19 – 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; Bienalsur 2019 – Museu Nacional de Riade, Arábia Saudita e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” no Paço Imperial–RJ. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como MAM Rio de Janeiro–BR; Culturgest–PT; FLAD Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento – PT; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Fundação Iberê Camargo–BR; Fundação Calouste Gulbenkian–PT; MEIAC–ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna–ES; Fundação Biblioteca Nacional–BR; MAC Paraná–BR; MAM Bahia–BR; MAC Niterói–BR; Instituto Tomie Ohtake–BR; Museu Vale–BR; Haus der Kilturen der Welt–DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst–DE; Kunst Museum–DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Gropius Bau–DE; Centro Cultural São Paulo–BR; ASU Art Museum–USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contemporáneo Español)–ES; MARCO de Vigo–ES; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa–PT; CAAA–PT; Musee Bozar–BE; Museu Casa das Onze Janelas–BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi–BR; Museu Oscar Niemeyer–BR; Centro de Arte Contemporáneo de Málaga (CAC Málaga)–ES; Museu Casal Solleric–ES; Fundação Eva Klabin–BR;entre outras.

Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro–BR; Centre Pompidou–FR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer–BR; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Universidade de Coimbra – CAPC, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra–PT; Coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Fundação Biblioteca Nacional–BR; Coleção Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo–BR; Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz/Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Coleção João Sattamini/MAC Niterói–BR; Instituto Itaú Cultural–BR; MAM Bahia–BR; MAC Paraná–BR; Culturgest–PT; Benetton Foundation–IT/CAC Málaga-ES; MOLAA–USA; Ella Fontanal Cisneros–USA; Universidade Cândido Mendes–BR; MARCO de Vigo–ES; Brasilea Stiftung–CH, entre outras. (1)

Localização
Endereço

Rua Marília de Resende Scarton

Bairro

Enseada do Suá

Município

Vitoria

Espaço de Implementação

Parque Cultural Reserva Vitoria

Link para Google Maps

https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu

Coordenadas Geográficas

Latitude: 20.311507
Longitude: 40.2854935

Descrição física
Material

Quartzito Negresco Levigado

Dimensões

1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm

Placa/Inscrições
Sim
Transcrição
Lê-se:
"PARQUE CULTURAL
RESERVA
VITÓRIA
JOSÉ BECHARA
RANDÔMICA
FICHA TÉCNICA
José Bechara, 2022. Randômica.
Técnica: Quartzito Negresco Levigado
Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm /
Diâmetro da esfera.: 14 cm
Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad
Curadoria por Matias Brotas
www.matiasbrotas.com.br

Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário.

Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.
Jose Bechara - Rio de ksaro,2y.ten
@jose_bechara"
Descrição da obra
Descrição Formal

Randômica comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário.

Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.

Regime de Propriedade
Propriedade

Pública

Registro Fotográfico
Autoria

Maria Gorete Peterle

Data do Registro

abril 2024

Referências
Eletrônica

(1) www.josebechara.com

Título – titulo-79 – Randômica
Descrição – descricao-79 – FICHA TÉCNICA José Bechara, 2022. Randômica. Técnica: Quartzito Negresco Levigado Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad Curadoria por Matias Brotas www.matiasbrotas.com.br
1.1 Título da Obra – 1-1-titulo-da-obra – Randômica
1.2 Outras Denominações – 1-2-outras-denominacoes –
1.3 Categoria – 1-3-categoria – Escultura Pública
1.4 Subcategoria – 1-4-subcategoria –
1.5 Tipologia – 1-5-tipologia –
1.6 Natureza – 1-6-natureza –
1.7 Temporalidade da Obra – 1-7-temporalidade-da-obra – Perene
2.1 Data de Execução / Inauguração – 2-1-data-de-execucao-inauguracao – 2022
2.2 Justificação da Data – 2-2-justificacao-da-data –
3.1 Autoria – 3-1-autoria – José Bechara
3.2 Ofício – 3-2-oficio –
3.3 Execução – 3-3-execucao –
3.4 Colaboração – 3-4-colaboracao –
3.5 Mini-biografia – 3-5-mini-biografia – José Bechara nasceu no Rio de Janeiro em 1957, onde trabalha e reside. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), localizada na mesma cidade. Participou da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; 29ª Panorama da Arte Brasileira; 5ª Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011; 1ª Bienalsur – Buenos Aires; 7ª Bienal de Arte Internacional de Beijing; Anozero’19 – 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra; Bienalsur 2019 – Museu Nacional de Riade, Arábia Saudita e das mostras “Caminhos do Contemporâneo” e “Os 90” no Paço Imperial–RJ. Realizou exposições individuais e coletivas em instituições como MAM Rio de Janeiro–BR; Culturgest–PT; FLAD Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento – PT; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Fundação Iberê Camargo–BR; Fundação Calouste Gulbenkian–PT; MEIAC–ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna–ES; Fundação Biblioteca Nacional–BR; MAC Paraná–BR; MAM Bahia–BR; MAC Niterói–BR; Instituto Tomie Ohtake–BR; Museu Vale–BR; Haus der Kilturen der Welt–DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst–DE; Kunst Museum–DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Gropius Bau–DE; Centro Cultural São Paulo–BR; ASU Art Museum–USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contemporáneo Español)–ES; MARCO de Vigo–ES; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa–PT; CAAA–PT; Musee Bozar–BE; Museu Casa das Onze Janelas–BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi–BR; Museu Oscar Niemeyer–BR; Centro de Arte Contemporáneo de Málaga (CAC Málaga)–ES; Museu Casal Solleric–ES; Fundação Eva Klabin–BR;entre outras. Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro–BR; Centre Pompidou–FR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer–BR; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Universidade de Coimbra – CAPC, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra–PT; Coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Fundação Biblioteca Nacional–BR; Coleção Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo–BR; Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz/Instituto Figueiredo Ferraz–BR; Coleção João Sattamini/MAC Niterói–BR; Instituto Itaú Cultural–BR; MAM Bahia–BR; MAC Paraná–BR; Culturgest–PT; Benetton Foundation–IT/CAC Málaga-ES; MOLAA–USA; Ella Fontanal Cisneros–USA; Universidade Cândido Mendes–BR; MARCO de Vigo–ES; Brasilea Stiftung–CH, entre outras. (1)
4.1 Endereço – 4-1-endereco – Rua Marília de Resende Scarton
4.2 Bairro – 4-2-bairro – Enseada do Suá
4.3 Município – 4-3-municipio – Vitoria
4.4 CEP – 4-4-cep –
4.5 Espaço de Implementação – 4-5-espaco-de-implementacao – Parque Cultural Reserva Vitoria
4.6 Link do Google Maps – 4-6-link-do-google-maps – https://www.google.com/maps/@-20.311507,-40.2854935,3a,75y,272.62h,88.79t/data=!3m6!1e1!3m4!1sCnMkCw8YNd3TzQ1xFNamrQ!2e0!7i16384!8i8192?coh=205409&entry=ttu
4.7.1 Coordenadas Geográficas – Latitude – 4-7-1-coordenadas-geograficas-latitude – 20.311507
4.7.2 Coordenadas Geográficas – Longitude – 4-7-2-coordenadas-geograficas-longitude – 40.2854935
5.1 Material – 5-1-material – Quartzito Negresco Levigado
5.2 Técnica – 5-2-tecnica –
5.3 Dimensões – 5-3-dimensoes – 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm
5.4 Outras Dimensões – 5-4-outras-dimensoes –
5.5 Escala – 5-5-assinatura – Média (até escala humana)
5.6 Assinatura – 5-6-assinatura –
5.7 Placa/Inscrições – 5-7-placa-inscricoes – Sim
5.8 Transcrição – 5-8-transcricao – Lê-se: "PARQUE CULTURAL RESERVA VITÓRIA JOSÉ BECHARA RANDÔMICA FICHA TÉCNICA José Bechara, 2022. Randômica. Técnica: Quartzito Negresco Levigado Dimensões: 1,60m x 9,80m x 8 cm / Diâmetro da esfera.: 14 cm Obra doada pela Lopes Imobiliária / Marcos Murad Curadoria por Matias Brotas www.matiasbrotas.com.br Randômica' comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário. Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos. Jose Bechara - Rio de ksaro,2y.ten @jose_bechara"
6.1 Temática – 6-1-tematica –
6.2 Descrição Formal – 6-2-descricao-formal – Randômica comenta fenômenos aleatórios que oferecem risco às competências objetivas, comuns às disputas esportivas. Imagine, por exemplo, aquele momento em que um dos jogadores lança a pequenina bola de tênis contra o campo de seu adversário. Esta, no entanto, toca a rede, assumindo uma trajetória inesperada, e, derrubando assim, jogando por terra, uma certa expectativa. Randômica condena as certezas e nos lembra a ocorrência, a existência do acidente, da falha e do acaso no cotidiano dos indivíduos. E nos lembra também que disso também somos feitos.
6.3 Dados Históricos – 6-3-dados-historicos –
7.1 Propriedade – 7-1-propriedade – Pública
7.2 Aquisição – 7-2-aquisicao –
7.3 Nível de Proteção – 7-3-nivel-de-protecao –
7.4 Tombamento – 7-4-tombamento –
8.1 Estado de conservação – 8-1-estado-de-conservacao –
8.2 Comentários/Observações – 8-2-comentarios-observacoes –
8.3 Data da Avaliação – 8-3-data-da-avaliacao –
9.1 Preservação – 9-1-preservacao –
9.2 Intervenções de Conservação e Restauro realizadas na obra – 9-2-intervencoes-de-conservacao-e-restauro-realizadas-na-obra –
9.3 Profissional Responsável – 9-3-profissional-responsavel –
9.4 Data da Intervenção – 9-4-data-da-intervencao –
10.1 Autoria – 10-1-autoria – Maria Gorete Peterle
10.2 Data do Registro – 10-2-data-do-registro – abril 2024
10.3 Coleção – 10-3-colecao –
10.4 Inventário – 10-4-inventario –
11.1 Bibliográfica – 11-1-bibliografica –
11.2 Eletrônica – 11-2-eletronica – (1) www.josebechara.com
18 de abril de 2024 by   

Attachments

antes
depois